quarta-feira, 22 de julho de 2015

NEUROCIÊNCIA Pobreza prejudica o desenvolvimento do cérebro na infância Estudo mostra que dificuldades econômicas têm relação com menos massa cinzenta Sua desigualdade é diferente da minha

O desempenho escolar das crianças com menos recursos é insuficiente. / GARCÍA-SANTOS
A pobreza atrapalha o desempenho escolar. Essa laje que prejudica as crianças que crescem em famílias com problemas financeiros é bem conhecida. Enquanto se trata de responder aos múltiplos fatoresque provocam o problema, está começando a se consolidar uma nova variável que ajuda a explicá-lo: o desenvolvimento cerebral das crianças em situação de pobreza. Um novo estudo nessa direção afirma que a massa cinzenta se desenvolve de maneira insuficiente durante uma infância cheia de carências.
Os pesquisadores, das universidades de Michigan, Duke e Wisconsin (EUA), analisaram o desenvolvimento cerebral das crianças a partir de ressonâncias magnéticas realizadas durante a infância e descobriram que a massa cinzenta do cérebro era sensivelmente menos desenvolvida em meninos e meninas pobres. Mais especificamente, a massa cinzenta do lobo frontal, do lobo temporal e do hipocampo era até 10% menor em crianças criadas abaixo da linha da pobreza dos EUA.O trabalho mostra que as estruturas cerebrais destinadas a processos críticos da aprendizagem são vulneráveis às circunstâncias ambientais da pobreza, tais como o estresse, a baixa estimulação e a alimentação. “O desenvolvimento dessas regiões do cérebro parece sensível ao ambiente e à criação dos pequenos”, concluem os autores do estudo publicado na revista JAMA Pedriatics. Tanto que os autores do estudo apontam que esses problemas de desenvolvimento cerebral explicariam até 20% do baixo desempenho escolar das crianças com poucos recursos.
Os autores cruzaram as informações das ressonâncias cerebrais com o desempenho escolar dessas crianças, chegando à conclusão de que a falta de desenvolvimento da massa cinzenta explicaria entre 15% e 20% dos déficits de aprendizagem dos alunos que vivem abaixo da linha de pobreza. “Com esses dados, demonstramos que as crianças de famílias de baixa renda apresentam um desenvolvimento estrutural atípico em várias áreas críticas do cérebro, inclusive o total de massa cinzenta, o lobo frontal, o lobo temporal e o hipocampo”, concluem Nicole Hair e os outros autores.
As ações destinadas a melhorar o ambiente das crianças pode alterar a relação entre pobreza infantil, déficits cognitivos e desempenho escolar
A equipe de cientistas escolheu áreas do cérebro intimamente ligadas ao desempenho cognitivo, mas que serviram para descartar outras possíveis explicações para a falta de desenvolvimento, como ter herdado o problema dos pais, o que por sua vez poderia explicar sua situação de pobreza. A amostra do estudo não é muito grande, menos de 400 crianças, mas coincide com estudos anteriores com resultados semelhantes.
Por exemplo, coincide com o trabalho da especialista Joan Luby, da Universidade de Washington, que também escreve um artigo naJAMA Pediatrics no qual chama a atenção para a “alta vulnerabilidade e capacidade de adaptação do cérebro humano em desenvolvimento” que essa linha de investigação está mostrando. “Essas evidências sobre o desenvolvimento dão um novo significado à importância de proteger e melhorar o ambiente propício ao desenvolvimento das crianças durante essa janela de oportunidade nos primeiros anos de vida”, afirma Luby.
De acordo com a especialista, esses estudos indicam que “é fundamental aumentar o apoio aos pais durante a primeira infância” para prevenir de forma eficaz o lastro cognitivo e escolar que implica para as crianças viver na pobreza. Como afirmam Hair e seus colegas no estudo, esses novos dados “devem conduzir a políticas públicas destinadas a melhorar e reduzir as desigualdades”. “As ações destinadas a melhorar o ambiente das crianças podem alterar a relação entre pobreza infantil, déficits cognitivos e desempenho escolar”, afirmam.

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