Foto: EPA
Casa Branca espera que plano em fase de conclusão provoque um “curto-circuito” na oposição Republicana.
A Casa Branca está a concluir um plano para encerrar a prisão de Guantanamo para suspeitos de terrorismo e, desta forma, cumprir uma das promessas do Presidente Barack Obama.
“A administração está na fase final de elaboração de um plano para fechar, em segurança e de forma responsável, a prisão de Guantanamo e vamos apresentar esse plano ao Congresso”, disse esta quarta-feira o porta-voz da Casa Branca.
Josh Earnest espera que a proposta cause um “curto-circuito” na oposição Republicana, para que a cadeia situada numa base militar norte-americana em Cuba possa fechar portas.
Os republicanos travaram a transferência dos reclusos de Guantanamo para estabelecimentos prisionais nos Estados Unidos. A administração Obama também tem enfrentado a resistência do Pentágono no repatriamento de reclusos que ainda podem constituir uma potencial ameaça de segurança.
A prisão de Guantanamo foi criada depois dos atentados de 11 de Setembro de 2001, contra as Torres Gémeas e o Pentágono, que provocaram mais de três mil mortos e foram reivindicados pela rede terrorista Al-Qaeda.
A história da cadeia fica marcada por casos de tortura, nomeadamente através da técnica de “waterboarding”, ou seja, simulação de afogamento, e pela manutenção em cativeiro sem acusação formada de suspeitos de terrorismo.
Quando tomou posse, em 2009, o Presidente norte-americano, Barack Obama, prometeu encerrar Guantanamo, que actualmente tem 116 prisioneiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário