Barack Obama é o primeiro presidente dos EUA a fazer uma visita oficial ao Quênia (foto: EPA) •ROMA•ZLR
(ANSA) - Em discurso a empreendedores quenianos em Nairóbi, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, saudou os avanços alcançados pela África na luta contra a pobreza e prometeu retornar ao país de origem de seu pai "usando jeans".
"A África está em movimento, corre. A pobreza diminui, a renda sobe e a classe média está em expansão", disse o mandatário norte-americano, que chegara ao Quênia na última sexta-feira (24). Em seguida, ele acrescentou que o continente deve ser o "motor do crescimento global" e que a nação de sua família paterna fez "progressos incríveis".
"Estou orgulhoso de vocês. Quando estive em Nairóbi, há 10 anos, era uma cidade diferente. Mas esperamos ainda grandes coisas de vocês", salientou. No entanto, ele pediu para as mulheres serem mais envolvidas na vida econômica do país. "Se metade do seu time não está jogando, então há um problema."
Mais tarde, em um encontro com o presidente Uhuru Kenyatta, Obama prometeu voltar ao Quênia após o fim do seu mandato. "Provavelmente, sem esse terno, mas retornarei. A última vez eu estive aqui de jeans. Como cidadão privado, posso ser mais livre", disse o líder norte-americano.
A declaração foi dada após uma pergunta sobre a não inclusão de Kogelo, vilarejo natal de seu pai, no itinerário de sua visita ao Quênia. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário