A saída de Stephen Elop da Microsoft deixou não apenas o cargo de líder da unidade de dispositivos móveis da companhia, mas também a dúvida sobre os rumos que a linha Lumia terá com o lançamento do Windows 10. Na sua reorganização interna, a empresa recentemente combinou sua divisão Devices com a divisão de Windows, liderada por Terry Myerson. Ontem, o site ZDNet reportou que o chefe da linha Surface, Panos Panay, estáexpandindo seu papel dentro dessa mesma divisão de sistema operacional.
Panay não se encarregará das tarefas financeiras, ou de marketing e fornecimento das quais Elop era responsável, mas será o chefe de engenharia de todos os dispositivos premium da Microsoft, incluindo os aparelhos da linha Lumia. E não apenas os smartphones e tablets, mas outros hardwares da Microsoft passarão por sua liderança, como por exemplo o Xbox, HoloLens, e o Microsoft Band. Um porta-voz da companhia confirmou a informação.
A reorganização da liderança de engenharia de hardware da Microsoft é um resultado direto da saída de Elop, mas a escolha do novo encarregado pode muito bem representar uma mudança na postura da empresa em relação à sua estratégia de lançamento de dispositivos Lumia. Ao que parece, a gigante de Redmond anda pensativa quanto a adoção de uma abordagem que inclua mais flagships, e sinal disso é a própria ocasião em que Elop aparentemente teve que responder perguntas dos funcionários sobre a falta de hardware de ponta na linha Lumia, às quais ele teria admitido ter sido "muito difícil" de responder.
Além disso, o CEO da empresa, Satya Nadella, admite que faltam bons flagships na linha de smartphones e disse que uma vez percebendo que os lançamentos de aparelhos mais básicos foram realizados satisfatoriamente, chegou a hora de investir mais pesado em hardware de ponta. E este não é exatamente um problema para a empresa que desenvolve aparelhos como o Xbox e HoloLens, ainda mais agora que todos estes hardwares estão sob a mesma direção. De fato, há diversos rumores sobre novos smartphones de ponta, então podemos aguardar por algumas novidades talvez próximas ao lançamento do Windows 10 Mobile. A companhia confirmou também que novos dispositivos premium chegarão com o novo sistema operacional.
O novo cargo de Panay não será a única mudança nas estruturas das equipes de Redmond. A Microsoft vai consolidar também seus times anteriormente separados do OneDrive / Outlook / Exchange e SharePoint juntamente com os serviços do Office 365. A nova estrutura pretende ter como vice-presidente corporativo Rajesh Jha, que já estava no comando dos serviços do Office 365 e equipes Outlook/Exchange, para encabeçar todas estas equipes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário