sábado, 28 de março de 2015

SAIBA COMO EMPRESAS PRESSIONAM EMPREGADOS CONTRA DILMA, LULA E O PT

Não existe a menor lógica em perguntar a opinião política de um candidato a vaga de emprego – nesse caso específico, tratava-se de uma vaga de recepcionista. A empresa alega que quis aferir a capacidade da candidata em compor uma dissertação.
Ora, não seria muito mais lógico que fosse uma dissertação sobre a atividade da empresa? Por que sobre política? E por que pedir a opinião política do candidato, violando sua intimidade?
Seja como for, esse não é um caso isolado e o prejuízo para o trabalhador é até menor quando ele é barrado no acesso ao emprego por suas ideias políticas. Muito pior é quando um trabalhador vê sua relação com o patrão ser ameaçada por sua opinião política.
Durante a campanha eleitoral do ano passado teve início um processo de pressão de empregadores contra empregados, visando coagi-los a votarem no candidato Aécio Neves. Incontáveis relatos que chegam ao Blog mostram que esse processo continua. Só que, agora, a pressão visa obter apoio do empregado à opinião negativa do empregador sobre o governo que a maioria dos brasileiros elegeu.
Uma prática comum nas empresas tem sido disparar e-mails ou outros tipos de mensagens eletrônicas para os funcionários visando obrigá-los a se posicionarem em resposta ou constrangendo os que sabidamente, naquela empresa, têm opinião política diferente da do patrão.
Após a publicação da denúncia contra a tal rede de academias, o Blog recebeu várias outras denúncias. Quase todas relatando pressão política não a candidatos a emprego, mas àqueles que já trabalham nas empresas.
Uma dessas denúncias será parcialmente revelada neste post. Partiu de funcionário que começou a sofrer pressões políticas já durante a campanha eleitoral e que, por conta disso, acabou se desligando da empresa.
Apesar de ter pedido demissão, a pessoa teme represálias se o nome da empresa for revelado porque enviou ao Blog cópia de mensagem do ex-empregador que recebeu por e-mail durante a campanha eleitoral do ano passado.
Confira, abaixo, o teor da mensagem enviada pelo patrão aos seus empregados dois dias antes do segundo turno da eleição presidencial.
O Blog recebeu quase duas dezenas de denúncias iguais. Todas, porém, na mesma situação. As pessoas que enviaram cópias das mensagens que receberam por e-mail, por Whats App e por outros meios eletrônicos desde a campanha eleitoral até recentemente, porém, proibiram sua reprodução porque julgam que se forem divulgadas o empregador poderá suspeitar delas.
Detalhe: a mensagem reproduzida neste post teve autorização para publicação desde que os nomes da empresa e do patrão fossem omitidos. Foi a única que teve autorização para reprodução, em meio a cerca de duas dezenas.
Mesmo os que já se desligaram da empresa que os pressionou – e várias pessoas pediram demissão ou pretendem pedir por sentirem-se ameaçadas pelas opiniões políticas que têm – não querem ver divulgadas as mensagens que copiaram porque temem ser processadas por terem feito tais cópias de correspondência interna.
Não se pode culpar essas pessoas. Mesmo confrontadas com o argumento de que dispõem de provas de assédio moral e que, portanto, poderiam denunciar os empregadores, dizem que “a corda sempre rompe do lado mais fraco”. Ou seja: não confiam na Justiça.
A pessoa que recebeu esse e-mail exortando os empregados a votarem como o patrão afirma que nessa empresa todos sabiam de suas opiniões políticas e que, por isso, ficou “sem clima” para trabalhar lá e, assim, teve que pedir para sair.
Esse é um processo espúrio que vem se intensificando e que constitui real ameaça à democracia. Apesar de esse tipo de coisa ser de amplo conhecimento público, não se ouve falar de uma só providência das autoridades.
Todas essas denúncias chegaram a este Blog porque seus autores esperam que daqui saia alguma denúncia às autoridades, denúncia que não querem fazer em seus nomes.
O Blog da Cidadania é, também, a casa e o berço da ONG Movimento dos Sem Mídia. Em resposta aos pedidos desses leitores, o MSM fará uma consulta jurídica sobre uma possível representação ao Ministério Público do Trabalho e até a outras instâncias.
A ideia é enviar todos esses casos às autoridades, mas, agora, informando os nomes das empresas e entregando as provas oferecidas pelos denunciantes. Essa é a contribuição que o Blog da Cidadania pode dar à democracia, mas essa iniciativa precisa de você, leitor.
É importante que se espalhe que essas atitudes ilegais de empregadores serão denunciadas, de forma a fazer com que eles se sintam intimidados e parem de pressionar funcionários politicamente, muitas vezes obrigando-os a pedir demissão ou a viver com medo pelas ideias legítimas que acalentam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário