As formas que usamos para comunicar com os nossos amigos, a nossa família e com o resto do planeta estão a mudar. Os normais canais de comunicação estão a ser abandonados e novos, assentes na Internet, estão a surgir e a ocupar um espaço que não era seu.
Não é por isso surpreendente ver agora surgir informações que indicam que o WhatsApp conseguiu ultrapassar um dos serviços de mensagens mais usados, o SMS.
São já 30 mil milhões as mensagens mensagens que circulam dentro deste serviço, colocando-o no topo da lista dos mais usados de toda a Internet.
O WhatsApp é a aplicação que mais utilizadores usam e que permite a comunicação fácil entre os utilizadores deste sistema.
Comprada em Fevereiro de 2014 pelo Facebook, tem conseguido manter-se independente e sem que seja cruzada com o serviço similar da maior rede social da Internet.
O WhatsApp tem conseguido crescer e melhorar, passando a oferecer novas funcionalidades. A inclusão de chamadas de voz vem complementar a oferta de partilha de conteúdos multimédia e de mensagens de texto.
Todas estas características fazem o WhatsApp a escolha de eleição da maioria dos utilizadores, que adicionam ainda o seu custo de utilização. O facto de ser gratuito e dar a maioria das funcionalidades por esse preço, cativa os utilizadores.
Números agora revelados , e que se reportam ao ano de 2014, mostram que a rede do WhatsApp teve uma utilização recorde, tendo sido trocadas diariamente 30 mil milhões de mensagens.
Estes números são importantes e revelam bem da adesão que este serviço tem em toda a Internet e dão razão ao Facebook quando decidiu comprá-lo.
Mas para além do óbvio, estes números revelam outra questão muito importante. Neste momento são mais as mensagens trocadas neste serviço que os SMS enviados diariamente.
Os 30 mil milhões de mensagens WhatsApp ultrapassam os 20 mil milhões de mensagens SMS que se sabem terem sido trocadas diariamente em 2014.
É a primeira vez que se sabe que existe uma mudança de sistema, sendo o SMS preterido face ao WhatsApp. Esta mudança não é, naturalmente, vantajosa para os operadores, que esperam um prejuízo de 54 mil milhões de dólares em 2016.
Esta mudança têm-se mostrado vantajosa para os consumidores que conseguem poupar dinheiros num serviço que conseguem obter de forma gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário