terça-feira, 31 de março de 2015

Indenizações de voo que caiu na França podem ser de US$300 mi Cifra ainda pode mudar, segundo fontes da indústria de seguradoras. Airbus foi derrubado deliberadamente pelo copiloto, segundo autoridades.

A empresa alemã Allianz estimou que as companhias de seguros terão que pagar US$ 300 milhões em indenizações e custos relacionados à queda do avião da Germanwings na semana passada nos alpes franceses, disseram fontes da indústria nesta segunda-feira (30).
A cifra serve como uma primeira orientação para um grupo de mais de 30 seguradoras que compartilham o ônus financeiro causado pelo acidente, que as autoridades francesas disseram ter sido causado deliberadamente pelo copiloto da aeronave.
A estimativa inicial representa cerca de 20% do cerca de US$ 1,5 bilhão em prêmios pagos às seguradoras por companhias aéreas de todo mundo. A estimativa inclui a perda da aeronave, orçada em cerca de US$ 6,5 milhões, os esforços de resgate e recuperação, os custos legais e a identificação dos familiares dos passageiros.
Helicóptero participa de resgate de destroços e restos mortais nos Alpes Franceses, três dias após a queda do avião da Germanwings que deixou 150 mortos (Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters)Helicóptero participa de resgate de destroços e restos mortais nos Alpes Franceses, três dias após a queda do avião da Germanwings que deixou 150 mortos (Foto: Emmanuel Foudrot/Reuters)
As seguradoras costumam fazer estimativas conservadoras, levando em consideração o máximo de gastos possíveis, baseadas em informações já disponíveis e experiências anteriores. 
“Ainda é muito cedo, então a cifra pode subir ou baixar”, disse um representante de uma seguradora familiar com a situação, afirmando também que as companhias de seguro estavam obrigadas legalmente a divulgar estimativas.
“É uma decisão da Allianz, já que é a principal seguradora”, disse a fonte sobre o montante de US$ 300 milhões, que também foi noticiado pelo "The Insurance Insider", jornal especializado no setor.
Pedidos de pagamento de seguro para as famílias dos 144 passageiros devem representar a maior parte dos custos. Em geral, as seguradoras tentam resolver os pedidos sem a necessidade de abertura de um processo judicial, embora as avaliações possam levar meses.
O voo da Germanwings caiu na última terça-feira (24), matando as 150 pessoas a bordo. O voo partiu de Barcelona (Espanha) e ia para Düsseldorf (Alemanha). Segundo procuradores franceses, o copiloto alemão Andreas Lubitzderrubou o avião de maneira deliberada. Nesta segunda, a promotoria de Düsseldorf informou que Lubitz passou por tratamento para tentar conter tendências suicidas no passado.
Indenização da companhia aérea
A Lufthansa disse na sexta-feira ter oferecido pagar até 50 mil euros (US$ 54,115) em auxílio financeiro imediato aos familiares de cada passageiro.
A Allianz, que afirmou ser a líder entre as seguradoras, não quis comentar, assim como a AIG. A Swiis Re também não quis se pronunciar sobre o caso, mas disse que a Germanwings e sua proprietária, a Lufthansa, estavam em sua carteira de clientes.Dados sobre a cobertura compartilhada entre seguradoras, fornecidas por uma fonte da indústria de seguros, mostraram que a Allianz possui 10% de participação na quantia a ser paga, enquanto o American International Group tem 11% e a Swiss Re, 7%.
As companhias de seguro costumam se preparar para receber apoio financeiro adicional de companhias de resseguro em caso de grandes perdas. A agência de rating especializada em seguros A.M. Best disse que as perdas relacionadas ao caso Germanwings seriam também absorvidas pelo mercado de negociação de seguros Lloyd’s.

Nenhum comentário:

Postar um comentário