Segundo o The Guardian, um funcionário do departamento australiano para a imigração enviou, por email, aos organizadores da Taça Asiática, os números de passaporte e de cartão de crédito, juntamente com outros dados pessoais, de todos os líderes que partiparam na cimeira do G20 que decorreu em Brisbane em novembro do ano passado.
Aos afetados, nem uma palavra. E entre eles estão os Presidentes norte-americano e russo, Barack Obama e Vladimir Putin, a chanceler alemã, Angela Merkel, o presidente chinês,  Xi Jinping, o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e o primeiro-ministro britânico, David Cameron.
"A informação pessoal que foi violada é o nome, data de nascimento, título, nacionalidade, número de passaporte, número de visa relativos a 31 líders internacionais presentes na cimeira do G20", adianta o gabinete da comissária australiana para a privacidade.
O email recebido por um dos organizadores da Taça Asiática terá sido apagado mal se tornou evidente o engano, o que levou o departamento australiano para a imigração a não considerar necessário avisar os líderes mundiais.
Na origem do engano caricato esteve, segundo a comissária, a função de auto-preenchimento do Outlook, que colocou o organizador da competição de futebol no campo do "Para", sem que o funcionário do departamento de imigração desse por isso.