segunda-feira, 30 de março de 2015

Com aval de Lula, PT pode formar frente com sindicatos e movimentos sociais para disputar eleições Coalizão é vista como uma saída para a atual crise política brasileira e o desgaste da imagem do partido

Lula©Heinrich Aikawa, Instituto Lula
Foto: Divulgação/Instituto Lula
O PT estuda formar uma coalizão de centro-esquerda com outros partidos, sindicatos e movimentos sociais para disputar as eleições de 2018. Segundo informações do jornal Folha de S.Paulo, o ex-presidente Lula é um dos entusiastas da ideia, que também tem a simpatia do presidente do PT, Rui Falcão, do ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro e do assessor especial da Presidência para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia.
Inspirada na uruguaia Frente Ampla, que elegeu os presidentes José Mujica e Tabaré Vázquez, a coalizão é vista como uma saída para a atual crise política brasileira e o desgaste da imagem do partido, provocada por denúncias de corrupção relacionadas à operação Lava-Jato. Por esse sistema, os partidos manteriam-se autônomos, mas os candidatos seriam lançados em nome da coalizão, que também abrangeria outras organizações sociais.
De acordo com a Folha, a secretaria de assuntos internacionais do PT está organizando uma palestra com representantes da Frente Ampla para explicar a ideia a seus integrantes. O assunto também será tratado no 5º Congresso Nacional do partido, que será realizado entre 11 e 14 de junho, em Salvador.
Tags: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário