quinta-feira, 26 de março de 2015

Brasileira conta em livro como viajou três meses pela Europa sem dinheiro Sem levar dinheiro ou cartões, artista plástica conheceu 14 países. Ela pegou carona e se hospedou na casa de desconhecidos.

Aline Campbell em Paris (Foto: Aline Campbell/Arquivo pessoal)Aline Campbell em Paris (Foto: Aline Campbell/Arquivo pessoal)
A brasileira Aline Campbell, que viajou três meses pela Europa sem gastar nem um centavo, reuniu suas aventuras de viagem em um livro.
Natural do Rio de Janeiro, Aline, de 26 anos, embarcou em 2013 em um avião sem levar nada de dinheiro – nem um cartão de crédito para emergências. Fora o gasto prévio com as passagens aéreas de ida e volta, ela não desembolsou nada com transporte, hospedagem ou comida.
Aline com o livro na mão, no dia do lançamento (Foto: Diego Padilha/I Hate Flash/Divulgação)Aline com o livro na mão, no dia do lançamento (Foto: Diego Padilha/I Hate Flash/Divulgação)
Dependendo apenas da ajuda de desconhecidos para dormir, comer e se locomover, a artista plástica carioca conheceu 30 cidades em 14 países durante 92 dias. A ideia, explicou, era mostrar que é possível confiar na bondade das pessoas.
O livro é uma adaptação de seu diário de viagem, que foi escrito ao longo do caminho. Com o título de “Portas Abertas: Três meses na Europa sem um centavo no bolso”, a publicação independente teve metade dos custos financiados por uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo) na internet.
É possível baixar gratuitamente a versão online ou comprar o livro impresso diretamente com a autora por R$ 35, já incluído o frete.
Vida leve
Aline Campbell durante sua viagem pela Europa; pegando carona (fotos dos extremos), em Londres (acima) e com um senhor que conheceu na Sérvia (abaixo) (Foto: Aline Cambell/Arquivo pessoal)Aline Campbell durante sua viagem pela Europa; pegando carona (fotos dos extremos), em Londres (acima) e com um senhor que conheceu na Sérvia (abaixo) (Foto: Aline Cambell/Arquivo pessoal)
Aline diz que quer que o livro inspire outras pessoas a irem atrás de seus desejos e mostrar que “o mundo não é tão ruim ou perigoso com pensamos”. "Quero levar adiante a ideia de que positividade atrai positividade, de que quando respeitamos as diferenças, confiando em um mundo melhor, conseguimos levar uma vida mais leve, sincera e feliz”, afirma.
Ao revisar seu diário para o livro, a carioca pôde reviver as situações que viveu na viagem. Uma das mais marcantes foi sua ida de Londres até a Sérvia, um país que ela "nem sabia localizar no mapa". “Só me dei conta da distância depois do terceiro dia dirigindo sem parar. Chegando lá, ainda fui acolhida por uma família na montanha, numa cidadezinha de interior, onde vivi experiências únicas e até mesmo um romance", conta.
Aline Campbel e seu cão, Saga, em uma das caronas de caminhão (Foto: Aline Campbel/Arquivo pessoal)Aline Campbel e seu cão, Saga, em uma das caronas de caminhão (Foto: Aline Campbel/Arquivo pessoal)
Depois do tour pela Europa, Aline já rodou o Brasil de carona acompanhada por seu cachorro, Saga, e diz que planeja uma futura viagem a pé. “Estou sempre viajando. Gosto muito de pegar a estrada, conhecer pessoas e compartilhar momentos”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário