Infelizmente, o aparente suicídio (conjugado com homicído em massa) protagonizado pelo piloto da Germanwings não foi o primeiro da história da aviação. Nós últimos 40 anos muitos outros também escolheram morrer aos comandos de um avião, vitimando passageiros e, por vezes, outras pessoas que apenas estavam no lugar errado, à hora errada.
  • 1976 - Um russo pilotou um Antonov 2 da Aeroflot contra um bloco de apartamentos onde vivia a sua ex-mulher, na cidade de Novosibirsk. Para além do piloto, morreram 11 residentes, mas a ex-mulher não estava entre as vítimas.
  • 1979 - Um mecânico de aviões de 23 anos foi despedido e na sequência do sucedido apoderou-se de um Hawker Sidderly HS-748-260, no aeroporto internacional El Dorado em Bogotá. O avião militar caiu nos súburbios da capital colombiana pouco após a descolagem. O mecânico e 3 outras pessoas morreram.
  • 1994 - Outro russo, engenheiro da Força Aérea, roubou um Antonov 26 da base aérea de Kubinka em abril de 1994. O engenheiro sobrevoou a cidade e o avião despenhou-se quando ficou sem combustível. A sua vida foi a única a lamentar.
  • 1994 - Um ATR-42-312 da companhia Royal Air Maroc que fazia a viagem entre Agadir e Casablanca conheceu um destino semelhante ao do avião da Germanwings: também "mergulhou de nariz" de encontro às montanhas, mas na cordilheira do Atlas. Morreram 44 pessoas, apesar de a União de Pilotos de Marrocos afirmar que o acidente não tinha sido deliberado.
  • 1997 - O voo 185 da companhia SilkAir, saiu da Indonésia com destino a Singapura. O avião foi deliberadamente despenhado pelo comandante contra o rio Musi no sul de Jacarta, segundo conclusões de um inquérito norte-americano ao acidente. Morreram 104 pessoas.
  • 1999 - Um avião da Egyptair caiu no Oceano Atlântico, ao largo da ilha de Nantucket, nos EUA. A causa determinada para o acidente foi "abandono dos comandos do avião". Morreram os 217 ocupantes.
  • 1999 - Um piloto da Air Botswana que estava interdito de voar por razões médicas, entrou num ATR-42 estacionado na pista e levantou voo. Chegou a pedir para falar com o presidente do Botswana, que estava ausente do país. Enquanto tentatavam pô-lo em contacto com o vice-preseidente, despenhou o avião contra outro ATR-42 que se encontrava na plataforma de estacionamento.
  • 2013 - E mais recentemente, um comandante das LAM despenhou  um Embraer ERJ-190 que realizava a ligação entre Maputo e Luanda .  O avião caiu no parque natural de Bwabwata (Namíbia), causando a morte a 27 passageiros e 6 membros da tripulação.