quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Senado cria comissão para ir à Venezuela acompanhar crise

País

Senado cria comissão para ir à Venezuela acompanhar crise

Agência Brasil
Após insistentes pedidos de senadores da oposição e independentes, o Senado aprovou hoje (25) a criação de uma comissão que será responsável por acompanhar de perto a crise na Venezuela. O grupo de senadores irá ao país vizinho verificar a situação política e dialogar comparlamentares e membros do governo venezuelano.
A principal justificativa utilizada para a criação da comissão é que a Venezuela faz parte do Mercosul e, portanto, deve obedecer à cláusula de manutenção da democracia para continuar no bloco. Diante das crescentes denúncias de que o governo do presidente Nicolás Maduro tem adotado práticas antidemocráticas contra seus opositores, os parlamentares brasileiros julgaram adequadoacompanhar mais de perto a situação.
O autor do requerimento foi o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que presidiu a Comissão de Relações Exteriores da Casa  até o ano passado. “A reação democrática dos países do continente diante do quadro de agravamento a que assistimos deve ser mais afirmativa. Nas vezes em que o Brasil se manifestou por meio da chancelaria, o tom foi exageradamente tímido, talvez em função dos vínculos ideológicos e partidários que têm prejudicado a autonomia brasileira, em prejuízo à atuação diplomática”, argumentou o senador.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) manifestou-se contra a criação da comissão e pediu que o requerimento fosse avaliado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado, mas não foi atendida pela Mesa Diretora. Assim, o requerimento foi aprovado em votação simbólica e, posteriormente, os membros da comissão serão indicados.
Tags: comissão, governo, parlamentares, venezuelano, votação

Nenhum comentário:

Postar um comentário