É o maior investimento de sempre alguma vez feito pela Apple no continente europeu. A empresa liderada por Tim Cook confirmou a construção de dois centros de dados na Irlanda e Dinamarca, que vão proporcionar a criação de milhares de postos de trabalho. Os dois edifícios vão albergar os serviços online da Apple, que inclui o iTunes Store, a App Store, iMessage, Mapas e Siri para os clientes europeus.
Nas palavras do CEO da Apple, Tim Cook, o investimento é um reflexo do sucesso da empresa na Europa: "sentimo-nos agradecidos pelo continuado sucesso da Apple na Europa e orgulhosos pelo facto de os nossos investimentos estarem a ajudar comunidades por todo o continente. Este novo investimento significativo representa o maior projeto na Europa, desde sempre, feito pela Apple", disse o CEO num comunicado divulgado.
O investimento vai representar um impulso para a economia europeia ao criar milhares de postos de trabalho. Atualmente a empresa é responsável pela colocação de 672 mil trabalhadores em toda a Europa.
A construção dos dois centros de dados vai ser feita através de parcerias locais com vista ao desenvolvimento de projetos ligados à energia renovável, tirando o maior partido das condições ambientais que os dois países têm para oferecer. Lisa Jackson, vice-presidente das iniciativas ambientais da Apple, disse: "estamos entusiasmados por estimular o crescimento da indústria das energias renováveis na Irlanda e Dinamarca".
Os dois centros, cada um com 166 mil metros quadrados, devem entrar em operação em 2017. O projeto em Athenry, na Irlanda, vai envolver a recuperação de terras antes utilizadas para o cultivo e colheita de árvores. Um espaço de educação ao ar livre para as escolas locais, e uma pista de caminhada para a comunidade são alguns das particularidades evidenciadas no projeto. 
Em Viborg, na Dinamarca, a empresa não vai utilizar geradores adicionais por tirar proveito de o edifício ser construído junto a uma das maiores subestações elétricas do país. 
"O nosso compromisso com a responsabilidade ambiental é bom para o planeta, boa para o negócio e para a economia europeia", frisou Lisa Jackson sobre a vertente ambiental do projeto de construção dos centros de dados.