terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Monte seu carregador solar para aparelho celular

Monte seu carregador solar para aparelho celular

Por Colunista 0 comentário(s)
De acordo com o movimento  “Do It Yourself” (DIY), ou  “FaçaVocê Mesmo” na tradução literal para o português, muitos objetos de utilidade cotidiana podem ser construídos com nossas próprias mãos.
A tendência é levada a sério em países como Estados Unidos e Inglaterra, e aqui no Brasil tem todo o potencial para crescer. Nessa linha, apresentamos um passo-a-passo para a construção de um carregador movido a energia solar!
Segundo as instruções fornecidas no site EcoFriend, você poderá carregar pequenos aparelhos eletrônicos utilizando apenas alguns equipamentos elétricos. Vamos lá?
1. Junte acessórios necessários
Pilhas AA, resistências, uma extensão ou cabo USB, uma pistola de cola ou fita adesiva para prender as peças no lugar, tira de terminais ou ferro de solda, diodo semicondutor para bloqueio, uma furadeira e um painel solar de 6 volts.
2. Seleção do diodo semicondutor
Diodos padrão mantêm a tensão de 0,6 volts, enquanto os demais tipos mantêm a voltagem em 0,2 volts, o que pode ser um fator decisivo para o carregador funcionar ou não. É indicado escolher um diodo padrão, para garantir a qualidade do funcionamento do carregador.
3. Corte o cabo USB
Para construir o kit, corte o cabo USB na extremidade que tem o plug e remova seu conteúdo, exceto os fios vermelho e preto. Esse cabo será usado na construção do circuito.
4. Testando os painéis solares
Verifique os painéis solares antes de ligá-los ao circuito que será construído para ter certeza de que ele está funcionando. Ele deve suportar a saída de 2 volts em ambientes internos e 2,5 volts sob luz solar intensa.
5. Soldando
O próximo passo é a soldagem para a construção do circuito. Solde o fio vermelho do cabo ao diodo e depois o diodo ao fio vermelho contido na estrutura do painel solar. Depois, solde o fio preto do painel solar ao cabo. A soldagem cria uma conexão serial, que une as tensões do circuito, dando uma capacidade de tensão entre 4 e 5 volts. Essa é a tensão necessária para a operação de um carregador padrão.
6. Perfuração
Com a ajuda da furadeira, faça um furo para os cabos passarem pelo painel solar.
7. Finalizando a configuração
 Insira os componentes elétricos do carregador solar em uma caixa protetora, fixando o painel solar na parte externa. Execute essa etapa com cautela para não interferir no modelo inteiro.
8. Testando o carregador 
Conecte ao carregador solar algum “gadget” que tenha a exigência mínima de energia, para testá-lo. Assegure-se de que os painéis solares estão expostas à luz direta. É indicado desligar o aparelho durante o carregamento.

Cuidados com o uso do carregador solar
1. Coloque o carregador em uma área aberta, onde o painel solar recebe luz suficiente para convertê-la em energia elétrica. Se o painel solar não receber luz ampla, não funcionará adequadamente.
2. Não conecte o carregador a um “gadget” com maior demanda de energia, o carregador solar tem o seu próprio limite, e deve ser utilizado considerando a capacidade máxima.
3. Não conecte o carregador a qualquer outra fonte de carga elétrica, pois pode danificar o circuito.
4. Use o carregador para carregar os “gadgets” desligados. Isso vai aumentar a vida útil do painel solar.
5. Forneça tempo apropriado para o carregador absorver a luz solar.
Oferecemos essa alternativa para você não ficar sem celular no final de semana, enquanto nosso site está em manutenção.
A partir da semana que vem, você já voltará a encontrar esses produtos na Greenstore do Greenvana, que terá uma nova configuração para oferecer o Carregador Solar Multiuso para Portáteis, com entrada para máquinas digitais e aparelhos de MP3, e o Carregador Solar para iPhone do Greenvana, um modelo próprio para celulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário