Quadro de Picasso roubado em Paris é recuperado nos EUA
Pintura sumiu de museu em 2001 e foi contrabandeada por US$ 37.
Promotoria federal considera caso de 'contrabando de propriedade roubada'.
Autoridades americanas recuperaram uma obra do pintor espanhol Pablo Picasso, roubada de um museu parisiense em 2001, e que tentaram contrabandear aos Estados Unidos como presente de Natal no valor de US$ 37, informou nesta quinta (27) promotoria federal de Nova York.
"La Coiffeuse" (A cabeleireira), um óleo sobre tela cubista, pintado por Picasso em 1911 e avaliado em "milhões de dólares", chegou aos Estados Unidos procedente da Bélgica em 17 de dezembro passado, em uma remessa que o descrevia como uma "obra de arte" no valor de 30 euros (37 dólares na época), destacou em um comunicado a promotora do distrito leste de Nova York, Loretta Lynch.
O pacote, com a menção "Feliz Natal", foi retido pelas autoridades alfandegárias e a pintura foi apreendida. A promotoria federal apresentou na quinta-feira uma denúncia para tomar posse da tela por "contrabando de propriedade roubada".
"Um tesouro perdido foi encontrado", disse a promotora Lynch, indicando que uma vez a justiça determine oficialmente sua apreensão, a obra poderá ser restituída à França.
"La Coiffeuse" fazia parte da coleção do Centro George Pompidou, de Paris, e estava em seu depósito. Sua falta foi detectada em 2001, quando o museu recebeu um pedido de empréstimo da tela, segundo informações da promotoria americana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário