O britânico The Telegraph reuniu os "apontamentos" de neurocientistas, líderes empresariais, psiquiatras e informáticos e resumiu, em sete pontos-chave, como pode para aumentar a sua agilidade mental e parecer, assim, mais inteligente aos olhos dos outros.
1.       Desconfie de tudo o que ouve
Não considere, logo à partida, que tudo o que ouve é uma verdade absoluta. Isto não significa desconfiar, literalmente, de tudo aquilo que os seus amigos e colegas lhe dizem. Mas, antes, passar mentalmente em revista os argumentos contrários sobre determinado assunto, procurando explicações alternativas. Os mais curiosos são, aparentemente, mais inteligentes.
2.       Aposte na modéstia
A modéstia está, regra geral, associada à inteligência. Segundo o The Telegraph o fenómeno foi observado,pela primeira vez, pelo especialista em inteligência, C.L. Downing. Chama-se "Efeito Downing" e defende que as pessoas com inteligência abaixo da média tendem a pensar que estão acima da média. Pelo contrário, as pessoas com inteligência acima da média tendem a subestimar o quão inteligentes realmente são.
3.       Olhe nos olhos
Olhe cara a cara quando está a conversar com alguém. Evite olhar para o lado quanto está a manter um diálogo. A "dica" é dada por Nora A. Murphy, uma professor de psicologia na Universidade de Marymount, em Los Angeles. Depois de ter pedido a voluntários que assistissem a entrevistas gravadas, os participantes consideraram mais inteligentes aqueles que mantinham contacto visual.
4.       Use a inicial do seu nome do meio
O conselho parte dos resultados de um estudo realizado, em 2014, por dois psicólogos europeus. "As iniciais do nome do meio aparecem, geralmente, em contextos mais formais, especialmente quando as pessoas se referem a realizações intelectuais", consideram Wijanand A.P. van Tilburg e Eric R.Igou, autores do estudo.
5.       Deite-se e acorde tarde
É uma contradição ao provérbio "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer". Um estudo, que remonta a 2009, constatou que são mais inteligentes as pessoas que se deitam e acordam mais tarde do que aquelas que fazem o oposto. A teoria surge depois de as duas investigadoras, Satoshi Kanazawa e Kaja Perina, terem analisado os hábitos de sono de 20.745 adolescentes americanos.
6.       Conviva com pessoas inteligentes
Diz o ditado que um indivíduo é definido pela média das seis pessoas com quem passa mais tempo. Caso esteja rodeado por pessoas inteligentes e interessantes vai, à partida, discutir temas mais sofisticados, desafiar-se e, para o caso, parecer mais inteligente.
7.       Em certas ocasiões, o melhor é não falar
Em último lugar, mas não menos importante. Se disse alguma coisa que os outros podem achar estúpido, pense no conselho do ex-presidente dos Estados Unidos da América, Abraham Lincoln: "É melhor ficar calado e ser considerado um tolo do que falar e eliminar qualquer dúvida."