Evento anual destinado a programadores incluiu várias actualizações ao nível dos sistemas operativos, aplicações e Apple Pay.
O evento anual da Apple destinado a programadores teve o anúncio de um novo serviço de streaming de música, o Apple Music, mas grande parte do encontro foi dedicado às novidades dos sistemas operativos para os dispositivos da marca, incluindo o recente Apple Watch. Assim, a versão iOS 9 para iPhone vai permitir que a bateria tenha mais três horas de autonomia e no iPad que duas aplicações fiquem abertas em simultâneo, dando a característica multitasking ao tablet há muito aguardada pelos utilizadores.
Em Setembro do ano passado, a Apple apresentava o iOS 8. Segundo números da empresa, avançados na segunda-feira, o sistema operativo integra 82% dos aparelhos Apple em todo mundo. Na WWDC (Worldwide Developers Conference), o encontro que se realizou em São Francisco, EUA, Tim Cook e a sua equipa – pela primeira vez duas mulheres do grupo executivo da marca subiram ao palco da WWDC –, apresentaram o OS X El Capitan, que vem substituir o OS X Yosemite nos Mac, utilizado por 55% dos utilizadores activos do computador da Apple. A execução das aplicações é 1,4 vez mais rápida no El Capitan do que no Yosemite, indica a Apple.
Já disponível para programadores, o sistema operativo só vai chegar aos utilizadores no próximo Outono, sendo que uma versão beta deverá estar disponível no próximo mês. Entre as novidades que traz o OS X El Capitan – nome de uma enorme formação rochosa no parque nacional de Yosemite, Califórnia – está a forma de utilizar e gerir o email. É possível arrastar mensagens para a esquerda, e assim estas ficam marcadas como lidas, ou para a direita, o que as atira para o lixo. Foi ainda agilizada a forma de trabalhar o calendário e os contactos.
Com o El Capitan há ainda upgrades quanto ao Safari, o browser da Apple. Por exemplo, se o utilizador tiver várias janelas abertas e numa delas for activado o áudio, é possível determinar qual das páginas está a emitir som e desactivá-lo através de um ícone. O sistema operativo permite ainda que a caixa de pesquisa Spotlight procure dados através de uma “linguagem mais natural”. Assim, uma pesquisa como “mostra-me o email que ignorei da Maria” vai devolver a mensagem em causa, ou a pesquisa “mostra-me fotografias de Julho passado” terá como resposta fotos ou álbuns relativos ao mês indicado.
O El Capitan inclui também o Split View, que permite ter duas janelas abertas em simultâneo, o que facilita a tarefa quando se pretende ter duas aplicações activadas no desktop sem desligar nenhuma delas. Por exemplo, arrastar uma aplicação para o desktop que está ocupado com outras páginas vai forçar a que automaticamente apareça o ecrã dividido em dois, de um lado a aplicação e do outro o que estava a ser utilizado no desktop.
A rapidez que Apple coloca como uma das principais características do El Capitan deve-se ao Metal, que, segundo a empresa, traz 40% melhorias para a renderização gráfica dos Mac. Para garantir um melhor desempenho do computador, a Apple decidiu trazer a plataforma Metal, que tinha lançado para a sua última versão do iOS, para o OS X e para o Mac. O Metal, que permite tirar um melhor rendimento da parte gráfica do aparelho, vai ser essencial para os jogos, por exemplo, já que permite, segundo a Apple, que a renderização gráfica do Mac aumente em 40%.
iOS 9
Quanto àquela que será aproxima versão do iOS, há novidades sobre a Siri, a assistente pessoal para os aparelhos da Apple. À semelhança do que se passa com o OS X, no sistema operativo para iPhones e iPad é possível pesquisar por frases mais formais. Se por acaso o utilizador estiver numa aplicação ou numa página e encontrar uma informação que lhe interesse mas para a qual não tem tempo naquele momento, basta dizer à Siri que quer voltar àquela página que a assistente pessoal vai saber a qual se refere.
Quanto àquela que será aproxima versão do iOS, há novidades sobre a Siri, a assistente pessoal para os aparelhos da Apple. À semelhança do que se passa com o OS X, no sistema operativo para iPhones e iPad é possível pesquisar por frases mais formais. Se por acaso o utilizador estiver numa aplicação ou numa página e encontrar uma informação que lhe interesse mas para a qual não tem tempo naquele momento, basta dizer à Siri que quer voltar àquela página que a assistente pessoal vai saber a qual se refere.
Outra das particularidades da Siri é a que passa a ter a capacidade de pegar em convites que o utilizador recebe no email e, sem abrir o mesmo, colocá-los no calendário do seu smartphone ou tablet. Se o utilizador receber uma chamada com um número que desconhece, a Siri irá sugerir uma identificação com base nos números anteriores recebidos ou que surgiram em mensagens de email.
A Siri pode ainda antecipar o que o utilizador quer fazer de seguida com base em sua localização, na altura do dia tempo, a aplicação que tem aberta ou a que está ligado. De manhã, quando o utilizador acorda e pega no seu iPhone, a Siri pode sugerir as melhores aplicações para arrancar o dia com base nas rotinas diárias do mesmo.
Ainda no iOS 9, outra das novidades mais interessantes é o aumento do tempo de bateria, podendo adicionar até mais três horas de autonomia do aparelho. Outra particularidade é que se o ficheiro com o iOS 8 ocupava 4,6 GB de espaço, o iOS 9 precisa apenas de 1,3 Gb para ser instalado. Também no iOS9 existe o Split View, que permite que duas aplicações estejam abertas e activas em simultâneo no mesmo ecrã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário