quarta-feira, 24 de junho de 2015

Hollande, Sarkozy e Chirac foram alvos da NSA, diz WikiLeaks Líderes franceses tiveram suas conversas grampeadas por 6 anos

Hollande, Sarkozy e Chirac foram alvos da NSA, diz WikiLeaks (foto: EPA)
Hollande, Sarkozy e Chirac foram alvos da NSA, diz WikiLeaks (foto: EPA)
24 JUNHO, 08:19SÃO PAULOZBF
(ANSA) - Em mais uma revelação de segredos de Estado norte-americano, o WikiLeaks informou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) grampeou telefones do atual e dos ex-presidentes franceses François Hollande, Nicolas Sarkozy e Jacques Chirac. A espionagem teria ocorrido entre os anos de 2006 e 2012.
De acordo com o WikiLeaks, ministros e outros funcionários de alto escalão do governo francês também tiveram suas conversas telefônicas interceptadas por mais de seis anos. A organização teve acesso a documentos com resumos de ligações grampeadas sobre a crise financeira de 2008, a dívida grega, a liderança da União Europeia, as nomeações de Chirac para as Nações Unidas e a relação de Sarkozy com o conflito entre Israel e Palestina.
Segundo os documentos, Sarkozy estava disposto a reiniciar conversas de paz entre israelenses e palestinos sem o consentimento do então mandatário norte-americano, George W.Bush.
Em uma nota, o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, que está refugiado na embaixada do Equador em Londres sob risco de extradição, disse que "os franceses têm o direito de saber que seus governantes eleitos estão sujeitos à vigilância hostil de um suposto aliado".
Logo após as revelações, Hollande convocou uma reunião do conselho de Defesa da França, já que os EUA são considerados um dos principais parceiros do país. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário