sexta-feira, 26 de junho de 2015

Itamaraty: Ida de Dilma aos EUA é retomada do diálogo Presidente viajará aos Estados Unidos no fim de semana

Relação entre Dilma e Obama foi abalada por espionagem (foto: EPA)
Relação entre Dilma e Obama foi abalada por espionagem (foto: EPA)
26 JUNHO, 08:23SÃO PAULOZLR
(ANSA) - Às vésperas da viagem oficial de trabalho da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, o subsecretário-Geral Político I do Itamaraty, embaixador Carlos Antonio da Rocha Paranhos, disse nesta quinta-feira, 25, que a visita marca uma retomada de diálogo político bilateral do mais alto nível entre o Palácio do Planalto e a Casa Branca. Em setembro de 2013, Dilma decidiu cancelar a visita de Estado que faria aos EUA, depois da revelação de que a própria presidente e a Petrobras haviam sido monitoradas pelo governo norte-americano.
    "Essa visita da presidente foi cuidadosamente planejada a partir de uma série de contatos de alto nível com o presidente Barack Obama, com o vice-presidente Joe Biden. É importante não tentar requentar esse assunto (a espionagem), como se fosse um tema assim importante. Não é que não seja importante, mas já deixei claro que (o tema) foi superado", comentou Paranhos.
    Dilma deve chegar no final da tarde deste sábado, 27, aos Estados Unidos, onde cumprirá uma agenda intensa de compromissos em Nova York, Washington e em San Francisco. "É uma importante visita porque representa uma retomada de diálogo político bilateral do mais alto nível e sobretudo porque haverá a oportunidade para a presidente apresentar a diferentes interlocutores o plano de ajuste fiscal que o Brasil está atravessando e transmitir a mensagem da importância da captação de investimentos norte-americanos", observou o embaixador.
    Na segunda-feira, 29, Dilma se reunirá com investidores do setor financeiro e empresários do setor manufatureiro em Nova York. A presidente também deverá encerrar um evento empresarial no hotel New York Palace.
    A presidente se reunirá ainda com empresários na terça-feira, 30, em Washington. Na quarta-feira, 1º, Dilma se encontra com empresários do setor aeroespacial em um centro de pesquisa da Nasa em San Francisco.
    Na avaliação do embaixador, a visita servirá para mostrar que o Brasil "está levando a sério o programa de ajuste fiscal e o programa de investimento em infraestrutura". (ANSA)

Fonte: Estadão Conteúdo
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário