A Microsoft surpreendeu aos usuários do programa Insiders na noite de hoje liberando a build 10149 do Windows 10 Mobile. Assim como visto anteriormente, foram inseridas várias novidades, que vão desde polimentos na interface até novos atalhos na central de ações e funções para o navegador padrão do sistema, que finalmente adotou o seu nome oficial: Microsoft Edge.
Algo que deve ser destacado é que a companhia aparentemente conseguiu resolver os problemas de update enfrentados pela compilação anterior, já que tanto os usuários da versão 10080 quanto da 10136 podem realizar a atualização através da central de updates no menu de configurações sem qualquer dificuldade. Em casos mais graves, é recomendada uma restauração para as configurações de fábricas, para que assim sejam apagados todos os dados do aparelho e, consequentemente, qualquer vestígio de uma build anterior que esteja causando incompatibilidade.
Para ajudar um pouco aos usuários sobre a decisão de se deve ser feito ou não o update para a edição mais atual da plataforma de testes, listaremos abaixo as principais alterações realizadas pela Microsoft nesta compilação.
- Microsoft Edge: Você notará no Microsoft Edge que a barra de endereços foi movida para a parte de baixo da tela, com base no pedido dos Insiders. Você também poderá escolher entre a visualização móvel ou desktop dos sites que tenham essa diferenciação. Por último, deve-se ser destacada a presença de um gerenciador de downloads, algo pedido há tempos pelos usuários da plataforma. Por conta do Microsoft Edge possuir uma identificação interna diferente do “Project Spartan”, você perderá seus favoritos, cookies, senhas, e outras informações salvas na versão anterior.
- Melhorias gerais e refinamentos: Muitas partes do sistema ganharam melhorias visuais. Diversos ícones que anteriormente apareciam com uma imagem "borrada" foram atualizados. Note que a Central de Ações ganhou uma linha extra de atalhos ao ser expandida.
- Melhorias para a Cortana: O bloco de anotações da Cortana está quase pronto, em uma fase final por assim dizer. Nesta compilação você poderá configurar o “Quiet hours” diretamente do notebook da Cortana. Ela também agora é capaz de entender todo o preenchimento de um e-mail por meio de um único comando de voz. Você pode dizer o destinatário, o assunto do e-mail, o que você quer colocar no corpo do e-mail e dar ao mesmo tempo o comando de enviar.
- Lanterna: Você pediu e eles ouviram. Agora há um atalho rápido na Central de Ações para abrir rapidamente um app de lanterna nativo do sistema nessa build. Basta expandir as tiles da Central e o botão de acesso rápido estará lá.
- Atualizações para o aplicativo de fotos: O aplicativo de fotos foi atualizado pela Windows Store (Beta) e a novidade é a possibilidade de visualizar arquivos GIF. Essa função, entretanto, pode ser utilizada apenas em aparelhos com 1GB de RAM ou mais. Agora você também verá os álbuns “fotos salvas” e “capturas de tela” no aplicativo. O backup de fotos agora é feito diretamente pelo aplicativo do OneDrive, então certifique-se de abri-lo e ir para “Configurações de upload” para ativar o backup automático.
- Atualize seus aplicativos: Lembre-se acessar a Windows Store (beta) e atualizar seus aplicativos. Os aplicativos MSN, Outlook Mail e Calendar, Música, Filmes e Programas de TV, dentre outros, foram atualizados mesmo sem o lançamento dessa nova build, e é bom mantê-los atualizados.
- Notificações Privadas: Mais uma novidade interessante é que agora é possível usar um tipo de “notificações privadas”. Funciona assim: quando você receber uma notificação com a tela bloqueada a notificação será exibida, porém, seu conteúdo não será visível, evitando assim que seja visto por alguém que não possuir acesso permitido ao aparelho.
- Animações: Você também notará melhorias nas animações e transições entre os apps nessa build. Tudo está levemente mais fluido.
Abaixo pode ser vista uma galeria com algumas capturas de tela da nova build, demonstrando todas as novidades acima citadas e alguns outros setores do sistema.
A Microsoft aproveitou ainda para relembrar os usuários de que está é uma compilação de testes do sistema, o que significa que bugs podem, e muito provavelmente vão, ser encontrados durante o uso. Além disso, assim como na edição anterior, o aparelho poderá aparentar ter "congelado" na tela de bloqueio, sendo necessário algo em torno de 10 minutos para que ele finalmente seja levado para a tela inicial.
Além disso, foi liberada também uma lista com os principais problemas que podem ser encontrados nesta build, dentre eles:
- Há um problema em que o botão “Instalar” pode não responder após a build 10149 ser baixada. Certifique-se de que a bateria esteja com mais de 40% e pressione-o novamente.
- Algumas pessoas podem encontrar um erro 80091007 tentando atualizar para esta compilação a partir da compilação 10136. Se você encontrar esse erro, sente-se e aguarde, eles estão trabalhando em uma correção para ele. Mas, se você quiser a nova compilação de imediato, você pode usar a Ferramenta de Recuperação (Windows Phone Recovery Tools) para voltar para o Windows Phone 8.1 e depois atualizar para build 10149 via Windows Insider.
- O Insider Hub foi removido nesta compilação. Não se preocupe! Ele estará de volta no futuro.
- Às vezes o teclado PIN (de senha) não será exibido para que façamos o desbloqueio da tela. A solução é abrir a Central de Ações e tentar abrir uma notificação ou um item de configurações para “chamar” o teclado para enfim desbloquear o telefone.
- Não será uma situação muito rara você não conseguir desbloquear o telefone depois de introduzir o seu PIN mesmo que você o tenha digitado corretamente. Se isso acontecer com você espere de 1 a 2 horas antes de tentar desbloquear o telefone novamente. Isso é causado por um problema que pode piorar e exigir que você instale tudo novamente. Se você entrar neste estado, desligue o telefone.
- Se uma conta do Gmail está configurada no telefone, o aplicativo de Mensagens pode ter problemas e as mensagens enviadas e recebidas podem não funcionar. Se este problema lhe atingir, basta reiniciar o telefone para fazê-lo funcionar novamente.
- Há um problema conhecido em que aplicativos ou jogos são instalados como versões de teste, mesmo que você já os tenha comprado. Isso é devido ao fato do Windows 10 ainda não aceitar compras in-app.
- Em certos casos as cores em alguns aplicativos podem parecer anormais ou estranhas. Por exemplo – a barra de título no aplicativo Outlook Mail é laranja.
- Pode haver alguns casos em que notificações na Central de Ações apareçam vazias.
Ainda não há informações sobre a liberação da compilação 10151 do Windows 10 Mobile ou da edição "Release Candidate", restando esperarmos que mais detalhes sejam disponibilizados pela Microsoft.
Nenhum comentário:
Postar um comentário