O ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Roberto Mangabeira Unger, pediu demissão nesta segunda-feira (14), informou em nota oficial a Presidência da República.
Mangabeira Unger informou à presidente Dilma Rousseff que precisaria deixar o cargo por “motivo de doença familiar grave”.
De acordo com a nota oficial, Dilma aceitou o pedido de demissão e disse esperar que Unger continue contribuindo com o governo na condição de consultor.
Filósofo e professor da Universidade Harvard, nos EUA, ele assumiu o cargo em fevereiro deste ano, em substituição a Marcelo Néri. Unger já havia comandado a pasta entre 2007 e 2009, durante o governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A saída de Mangabeira Unger foi divulgada no mesmo dia em que o governo anunciou aumento de impostos e corte de gastos de R$ 26 bilhões.
Até o final do mês, o governo pretende extinguir cerca de dez ministérios. A intenção é economizar R$ 200 milhões com corte de pastas e de cargos comissionado no Executivo.
A expectativa é que, com o corte de ministérios, a Secretaria de Assuntos Estratégicos seja extinta. Enquanto isso, ocupará o cargo interinamente o secretário-executivo, Victor Chaves.
É atribuição da pasta assessorar o presidente da República “no planejamento nacional e na formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional”.A secretaria foi criada oficialmente 2008, em substituição à então Secretaria de Planejamento a Longo Prazo.
O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vinculado à secretaria, faz estudos que servem de base para formulação de políticas públicas e programas do governo.
Nota oficial
Leia íntegra da nota oficial divulgada pela Presidência da República:
Leia íntegra da nota oficial divulgada pela Presidência da República:
Nota à Imprensa
Pedido de demissão do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos
Pedido de demissão do Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos
A Presidenta da República Dilma Rousseff recebeu o pedido de demissão do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. A Presidenta aceitou o pedido e agradeceu todo trabalho prestado por Unger durante sua gestão no comando da Pasta, esperando que ele possa continuar contribuindo com seus valorosos serviços como consultor do Governo Federal.
Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Nenhum comentário:
Postar um comentário