sábado, 26 de setembro de 2015

Rússia e Estônia trocam espiões


Presidente da Estônia Toomas Hendrik posa com Eston Kohver em fevereiro de 2010
O serviço de segurança russo (FSB) revelou neste sábado que trocou um agente da Estônia, Eston Kohver, condenado por espionagem em Moscou, por um espião russo preso na Estônia.
Kohver, que foi sentenciado em agosto a 15 anos de prisão na Rússia, principalmente por espionagem, foi trocado em 26 de setembro por Aleksei Dressen, ex-chefe da segurança da Estônia que cumpria uma pena de 16 anos por espionagem a favor de Moscou, indicou o FSB em um comunicado citado por agências de notícias russas.
A troca ocorreu em uma ponte sobre o rio Piusa, que marca a fronteira entre os dois países.
O advogado Mark Feigin, que defendeu Kohver, disse que a troca foi organizada "a nível político" e que o momento foi escolhido para melhorar a imagem da Rússia no exterior antes do discurso do presidente Vladimir Putin na segunda-feira na ONU.
Eston Kohver, preso na Rússia mas levado, de acordo com Tallinn, à Estônia, foi condenado por "espionagem, posse ilegal de armas e por ter cruzado ilegalmente a fronteira com a Rússia", um veredicto que desencadeou protestos de Bruxelas e Washington em meio a tensões entre russos e ocidentais.
Dressen foi condenado em 2012 com sua esposa Victoria. Ele foi condenado por passar informações secretas para Moscou durante anos após a independência da Estônia em 1991.

Nenhum comentário:

Postar um comentário