A primeira mensagem publicada "Vocês podem me ouvir agora?" alcançou 26 mil retuítes em apenas 1 hora. O único perfil que Snowden segue é a conta oficial da Agência Nacional de Segurança, onde trabalhava.
Em pouco tempo de existência, o perfil de Snowden já passa de 380 mil seguidores. A descrição indica: "Eu trabalhava para o governo. Agora eu trabalho para o público". Ele acrescenta que é diretor da Fundação Freedom of the Press.
A organização é dedicada à "defesa do interesse público e transparência no jornalismo", além de garantir os direitos da imprensa. Freedom of the Press foi criada por um ex-consultor militar, Daniel Ellsberg, conhecido por divulgar documentos do Pentágono durante a Guerra do Vietnã.
O astrofísico Neil de Grasse Tyson foi o primeiro a desejar boas-vindas a Snowden na rede-social: "O homem por trás das revelações de vigilância global de massa. Bem-vindo ao Twitter". Em resposta, Snowden agradeceu e fez piada: "E agora temos água em Marte! Você acha que eles verificam os passaportes na fronteira?" Para Tyson, o exílio na Rússia não afetou o senso de humor do norte-mericano, que publicou: "Herói, traidor, sou apenas um cidadão com uma voz".
Depois que Snowden ter revelado a dimensão dos programas de vigilância da NSA, o governo dos EUA acusou o ex-consultor de espionagem. Ele vive como refugiado na Rússia, há dois anos.
Em junho deste ano, Snowden recebeu um prêmio pela liberdade de expressão na Noruega, que reconheceu seu trabalho em prol da proteção da vida privada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário