Nesta intervenção na Bolívia, Francisco pediu perdão pelos pecados da Igreja cometidos contra os povos indígenas. Papa fala em "genocídio" dentro de uma "3ª guerra mundial em parcelas"
O Papa pediu o fim do “genocídio” dos cristãos no Médio Oriente. No segundo encontro mundial dos movimentos populares, em Santa Cruz, Bolívia, Francisco referiu-se a uma “terceira guerra mundial”, que está a ser travada em parcelas.
"Hoje vemos, com horror, como no Médio Oriente e noutros lugares do mundo se persegue, tortura, assassina a muitos irmãos nossos pela sua fé em Jesus. Isto também devemos denunciá-lo: Dentro desta terceira guerra mundial em parcelas que vivemos, há uma espécie de genocídio em curso que deve cessar”, afirmou.
Em Setembro do ano passado, o Papa lamentou a onda de conflitos mundiais, afirmando que se tratava, efectivamente, de uma terceira guerra mundial "fragmentada.
Na mesma altura, Francisco pediu perdão pelos pecados da Igreja cometidos contra os povos indígenas. “Peço humildemente perdão, não só para as ofensas da própria Igreja, mas também para os crimes contra os povos nativos durante a chamada conquista da América”.
“Digo-vos isto com arrependimento. Muitos pecados graves foram cometidos contra os povos nativos da América em nome de Deus”, afirmou.
Francisco vai encerrar esta sexta-feira a segunda etapa da sua visita à América Latina, na Bolívia, passando pelo Centro de Reeducação de Palmasola, antes de rumar ao Paraguai, a última etapa da sua viagem à América Latina. No total, vai percorrer 24.730 quilómetros (equivalente a mais de meia volta ao mundo) em sete voos.
A Renascença V+ transmite em directo os principais momentos da visita do Papa Francisco à América Latina, até domingo. Veja em detalhe o programa das transmissões (link: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=29&did=192663). O próximo directo é esta sexta-feira às, 14h30 (alterar data e hora). Veja em directo a visita ao Centro de Reabilitação Santa Cruz, Bolívia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário