TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF |
Posted: 02 Jul 2015 09:06 PM PDT
Análise
Passados os primeiros seis meses de Governo Rollemberg, fica a certeza de que a relação entre executivo e legislativo local está longe de ser boa
A divulgação multimídia das “rodas de conversa”, gravadas dentro do gabinete do governador, evidenciam o jogo bruto adotado pelos núcleos de poder que circundam Rollemberg, em busca de espaço no governo. A estratégia desse jogo parece continuar a mesma utilizada em outros governos: marcar o gol é pouco relevante, o que vale é tirar o maior número de jogadores do jogo e dominar a posse da bola, apesar do iminente risco de se “furar” a bola e acabar o jogo.
Nesse conturbado contexto político, a última sessão legislativa do semestre (30/06)... deixa para o Governador Rollemberg um duro recado dos distritais, porém elegantemente amparado nas prerrogativas da Casa. Apresentado pelo deputado petista Ricardo Vale, o PL 131/2015, que dispõe sobre eleição indireta para Governador e Vice-Governador, parece ter passado despercebido, no entanto, obteve aprovação em 1º. Turno, e deverá ser votado em 2º. Turno imediatamente após o recesso parlamentar deste mês de julho.
Esse Projeto de Lei altera o sistema de ocupação dos cargos de Governador e Vice, no caso da vacância dos mesmos nos últimos dois anos de mandato.
O que muda?
A Lei Orgânica havia substituído a eleição indireta para Governador, no caso de seu Impedimento nos últimos dois anos de gestão, pela eleição direta no penúltimo ano e pelo preenchimento do cargo pelo Presidente da CLDF ou pelo Presidente do TJDFT, no caso do Impedimento ocorrer no último ano de governo.
Pelo PL 131/2015, já aprovado em 1º. Turno, caso o Impedimento do Governador (vacância) , ocorra nos últimos dois anos de mandato, caberá aos deputados distritais a escolha, por meio de eleição indireta, dos novos Governador e Vice-Governador.
Análise
A colocação em Pauta e a aprovação em plenário do PL 131/2015, dá aos deputados distritais o comando do processo eleitoral no caso de Impeachment do Governador e Vice, fechando portanto, o que pode se chamar de ciclo da excepcionalidade. Ou seja: A Câmara Legislativa possui o poder de determinar o Impedimento (impeachment) de um governador, ao mesmo tempo em que ganha à condição de colégio eleitoral que escolherá o novo governador e vice.
Recado - A aprovação do PL 131/2015, mesmo que ainda em 1º. Turno, pode ser entendido como uma mensagem ao governador Rollemberg, de que o poder legislativo é independente.
O fato é que a base de apoio ao governo já vinha demonstrando publicamente sua insatisfação com o tratamento recebido pelo executivo, e a divulgação dos áudios potencializaram o tensionamento da relação governo/deputados, além de evidenciar uma gravíssima falha da segurança institucional do Gabinete do Governador.
O recesso parlamentar poderá se prestar a arrefecer o ímpeto dos distritais em instalar uma CPI para apurar a gravação e o vazamento dos áudios de reuniões entre deputados e o governador, no entanto, está claro que o governo precisa se esforçar para estreitar o convívio com a Câmara, especialmente com os deputados da base.
Por João Zisman
Fonte: Por João Zisman, portal Politiquês
|
Posted: 02 Jul 2015 02:30 AM PDT
A sensação de insegurança domina as ruas do Distrito Federal. O policiamento ostensivo é uma das ferramentas para combater a criminalidade. No entanto, o que impressiona no DF é a debandada nos quadros da Polícia Militar. Desde o dia 1º de janeiro de 2015, 765 PMs já pediram a reserva remunerada, ou seja, aposentadoria.
E não para por aí. A tendência é que esses alarmantes números só aumentem. Até o dia 30 de dezembro, a previsão é que mais de 1.700 policiais pendurem suas fardas. Quem quiser constatar a evasão basta dar uma passada de olho no Diário Oficial diariamente.
Enquanto o contingente de bandidos só aumenta, o número de policiais militares só diminui. O fato é preocupante. Será que a Secretaria de Segurança do DF tem conhecimento desses números assustadores?
Esses policiais que pediram a aposentadoria poderiam contribuir com a cidade por mais cinco ou seis anos. A politicagem, a suspensão dos planos de saúde, a falta de perspectiva de promoções, a desconfiança no Comando Geral. Esses são apenas alguns fatores que complicam o dia a dia da PMDF.
Enquanto isso a sociedade brasiliense está refém da criminalidade. Tenho dito!
Fonte: Redação Blog Radio Corredor
|
You are subscribed to email updates from TEN POLIGLOTA 2012 - PMDF - CBMDF To stop receiving these emails, you may unsubscribe now. | Email delivery powered by Google |
Google Inc., 1600 Amphitheatre Parkway, Mountain View, CA 94043, United States |
Nenhum comentário:
Postar um comentário