segunda-feira, 6 de julho de 2015

Avó elefante e o neto ajudam crianças a entender falta de memória

Avó elefante e o neto ajudam crianças a entender falta de memória
Associação Alzheimer Portugal recebe Prémio Maria José Nogueira Pinto pelo trabalho na área da responsabilidade social.
Kelembra, a avó elefante e chefe da manada, sabe muitas histórias e conhece todos os caminhos que vão dar ao rio, e Memo, o neto, que está sempre a seu lado, vai aprendendo os segredos da savana. Só que, apesar da sua memória de elefante, a avó anda cada vez mais esquecida. E, um dia, quando os caçadores aparecem, no meio de grande aflição, é Memo que tem de ajudar a avó a salvar a manada.
A história acaba em bem, claro, e no fim os miúdos do ATL da Associação Popular de Paço d"Arcos, que têm entre sete e 12 anos anos, e que seguiram em profundo silêncio a dramatização feita pelas técnicas da Associação Alzheimer Portugal, também têm muitas coisas para contar.
A avó do Guilherme, por exemplo, está muito esquecida, diz ele. E o avô do Francisco, que já só consegue caminhar sem uma bengala, às vezes também não se lembra das palavras. E dali se parte para uma conversa sobre as demências, e sobre a ajuda que os netos podem dar aos avós, e que estas crianças hão de contar mais tarde em casa. Talvez façam depois desenhos sobre a avó elefante, que se chama Kelembra mas anda muito esquecida, ou sobre os seus próprios avós. Então, o objetivo do projeto Memo e Kelembra nas Escolas, da Associação Alzheimer Portugal - a sensibilização das crianças para este problema que frequentemente atinge as suas próprias famílias -, estará uma vez mais cumprido. O reconhecimento da sua importância social acaba de se tornar realidade, com a conquista do Prémio Maria José Nogueira Pinto em Responsabilidade Social, que é hoje entregue em Lisboa, à Associação Alzheimer Portugal, numa cerimónia na Biblioteca do Grémio Literário, às 17.00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário