terça-feira, 24 de novembro de 2015

Chuvas continuam no DF, mas ainda estão abaixo do esperado, diz Inmet O evento acontece em função do El Niño, fenômeno climático que influencia a temperatura do Distrito Federal. Este é o novembro mais quente no território desde 1986

Antônio Cunha/Cb/D.A Press
O tempo no Distrito Federal neste domingo (22/11) e nesta segunda-feira (23/11) deve ficar nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas em áreas isoladas. A temperatura mínima nesta madrugada foi de 19ºC e a máxima deve chegar a casa dos 29ºC. A umidade relativa do ar, por sua vez, varia entre 95% a 65%. Esses mesmos índices são esperados para amanhã. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Leia mais notícias em Cidades

Até o momento, já choveu 85,4mm no Distrito Federal, quando o esperado para o mês de novembro todo é 231mm. “Estamos num período chuvoso comprometido pelo El Niño. Choveu três vezes menos do que o previsto. Podemos chegar a 100 mm, mas ainda é baixo”, esclarece o meteorologista do Inmet Manoel Rangel. Segundo ele, com a interferência do fenômeno climático, as temperaturas ficam altas no DF. Este, inclusive, é o novembro mais quente na região desde 1986, ainda de acordo com dados do Instituto.

Extremo

O El Niño está ligado ao aquecimento do Oceano Pacífico, que pode causar fortes chuvas ou seca. A previsão, segundo especialistas, é de que ele estará ativo até o início do próximo ano. Um relatório, divulgado ontem pela Organização das Nações Unidas (ONU), mostra que cerca de 2 milhões de pessoas serão afetadas por enchentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário