Horas após serem denunciados em um site anônimo, brasilienses recorrem à polícia para tentar tirar seus nomes e fotos da página virtual. Criado durante a tarde desta quinta-feira (26/11), um blog sem identificação acusa 11 moradores do DF de agredir as namoradas e praticar abusos contra mulheres. Até agora, existem apenas duas publicações.
Para um dos acusados, de 29 anos, a situação é uma incógnita. “Meus amigos começaram a mandar isso no começo da noite. Isso é muita sacanagem, eu tenho namorada, tenho vida, trabalho”, contou. Com a foto da página nas mãos, ele registrou um boletim de ocorrência da 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul).
Na apresentação do site, o autor diz que “todos os dias, uma amiga conta a história de uma amiga da amiga (sic), sempre preservando a vítima”. A ideia seria, segundo ele, expor os agressores e usar a página como uma ferramenta de proteção às vítimas.
Abaixo, existe um texto justificando a criação do blog. “A mulher não tem conhecimento do direito de cidadã, ela depende financeiramente do marido e sofre abusos diversos por viver nesta condição” , afirma. Por isso, garante, “esta ferramenta pode ser útil para o escracho público, para a reflexão de toda a sociedade, e para que saibamos quem são/foram essas pessoas antes de nos envolvermos”.
Inicialmente, outro jovem denunciado, de 25 anos, preferiu ignorar as palavras. “Mas, quando notei pessoas muito próximas, como primos e tios, sabendo desse assunto, não aguentei. Contei aos meus pais e resolvi recorrer à Justiça. Amanhã, vou protocolar uma denúncia no Ministério Público. Se precisar, também vou à polícia”, reclamou.
Os perfis dos homens tratados pelo autor como estupradores são bastante diversos, tanto no estilo quanto no comportamento — a reportagem verificou as redes sociais de 10 deles e notou diferenças significativas de escola, religião etc. Mas, segundo o autor, os agressores têm características bastante singulares: “São todos simpáticos, agradáveis. Você não espera esse tipo de atitude”.
Segundo o delegado Eduardo Freitas, plantonista da 1ª DP, nesse caso, o aconselhável é procurar a polícia. “Se estão sendo difamados, é o certo a se fazer. Podemos apurar isso e até pedir que o site seja retirado do ar”, afirmou. Ainda não há informações se os acusados pelo blog tem ficha criminal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário