sábado, 28 de novembro de 2015

Homem resgata família pela janela de carro durante temporal no DF; vídeo Chuvas atingiram 95% da cidade, alagando ruas e estragando veículos. Viaduto em Sobradinho teve concreto removido; Águas Claras, alagamento.

O temporal que caiu na tarde deste sábado (28) alagou ruas, removeu concreto de viadutos, provocou congestionamentos, derrubou árvores e estragou carros em várias regiões do Distrito Federal. Vídeo feito pelo empresário Fábio Tavares mostra um vizinho enfrentando a água para resgatar pela janela uma família que ficou ilhada na rua 3 de Vicente Pires (veja acima).
Tavares conta que foi atraído para a janela por causa do vizinho, que cantava e brincava com a água da chuva. “Ele começou a dar uma de super-herói e ajudar as pessoas.”O incidente aconteceu por volta de 14h, no final da rua, perto do acesso à Estrutural. Pelas imagens é possível ver o homem sem camisa se aproximando do veículo e tirando, uma a uma, as três pessoas de dentro do carro. Não há informações sobre o estado de saúde dos ocupantes do veículo.
De acordo com o Instituto de Meteorologia, a chuva atingiu 95% da cidade – a exceção foi parte sudoeste, próxima ao PADF. O G1 procurou a CEB e o Corpo de Bombeiros para pedir informações sobre falta de energia e incidentes com raios, mas não recebeu retorno até a publicação desta reportagem.
Ainda segundo o instituto, os ventos chegaram a 36 km/h, causando o movimento de galhos e o levantamento de poeira. As estações registraram até a manhã deste sábado 163 milímetros de precipitações em novembro. O esperado é 231 milímetros.
"Não é nem frente fria, é junção de calor e de umidade mesmo que tem provocado essas chuvas dos últimos dias", explicou o meteorologista Mamedes Melo.
O empregado público Alessandro Rocha precisou parar próximo ao acesso a Sobradinho I por causa da cascata formada pelo viaduto. Imagens feitas por ele mostram que a rodovia ficou tomada pela água. Nas vias próximas, carros acabaram batendo por causa da pista molhada, e houve congestionamento.
“Só um caminhão se arriscou a ultrapassar o aguaceiro. Parei ali para ver se realmente dava para passar, mas não me arrisquei a passar não”, disse. “Aquela situação assustou mais pelas pedras que estavam desprendendo da rampa e caindo no meio da pista. Tanto que a maioria das pessoas não se arriscou a ultrapassar ali.”
Viaduto de Sobradinho tem pedras soltas após temporal atingir 95% do DF (Foto: WhatsApp/Reprodução)Viaduto de Sobradinho tem pedras soltas após temporal atingir 95% do DF (Foto: WhatsApp/Reprodução)
O gerente de projetos Ayrison Roberto Pequeno Júnior seguia para o trabalho quando viu inundar a entrada de Águas Claras pelo viaduto Israel Pinheiro. Carros estragaram por causa da água, e outros motoristas decidiram parar e aguardar a chuva diminuir.
“A força da água estava muito forte, e aí eu jogo o carro para o lado da direita, para tentar passar por um pedaço onde havia menor vazão de água”, explica. “Se essa chuva tivesse caído em um dia útil, para chegar em casa levaríamos duas, três horas tranquilamente.”
Na Ponte JK, um carro derrapou por causa da pista molhada, rodou e acabou colidindo contra a mureta de proteção. O acidente aconteceu por volta de 17h. Ninguém se feriu, mas uma das faixas no sentido Lago Sul precisou ser fechada.
O Corpo de Bombeiros informou que registrou queda de árvore em uma casa no Park Way. Ninguém ficou ferido, mas foi preciso cortar e retirar galhos dos telhados. O incidente aconteceu na quadra 4.
Árvore que caiu sobre casa no Park Way, em Brasília (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)Árvore que caiu sobre casa no Park Way, em Brasília (Foto: Corpo de Bombeiros DF/Divulgação)
Afogamento
Um homem de 52 anos morreu na tarde desta sexta-feira (27) após bater a moto em um caminhão no P Sul, ficar preso sob o veículo e se afogar com a enxurrada. Segundo o Corpo de Bombeiros, homens da corporação tentaram reanimar a vítima por 35 minutos, sem suceso.
A batida aconteceu por volta das 16h20 perto da QNP 36. Chovia muito no momento da colisão. Paralelamente, pelo menos quatro regiões do DF foram atingidas por chuvas de granizo: Sobradinho, Sudoeste, Cruzeiro e Núcleo Bandeirante.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) houve vento forte, com rajadas de até 76 km/h, capazes de destelhar casas e arrancar galhos de árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário