Barack Obama irá enviar ao Congresso uma proposta para autorizar o uso da força contra o Estado Islâmico no curto prazo. John Boehner, porta-voz da Câmara dos Representantes, afirmou esta quinta-feira que se está a preparar, aquilo que se calcula que seja uma dura batalha política no Capitólio.
O Secretário para a imprensa da Casa Branca, Josh Earnest, revelou que a administração irá enviar uma "linguagem específica" de uma autorização para o uso de força militar ao congresso "relativamente cedo".
O Presidente americano é obrigado por lei a garantir a aprovação do Congresso para operações militares prolongadas. Esta autorização é obtida através de um AUMF (autorização para uso de força militar) no Capitólio.
Sobre este requerimento a ser apresentado por Obama, o republicano Boehner afirmou que "no que toca a ir para a guerra, o Congresso não pode atar as mãos do Presidente", e garantiu que "vamos passar por uma rigorosa série de audições, e a continuar a discutir este tema."
O prazo para a apresentação deste pedido ainda não é conhecido, no entanto, na passada quarta-feira, o Presidente da Comissão do Senado para as Relações Externas, Bob Corker, afirmou que espera ver os contornos deste AUMF "algures entre esta semana e o final da próxima semana."