11 benefícios do sono
Mais energia, lidar melhor com o stress, bem-estar geral. Estes são os benefícios mais comuns de uma boa noite de sono. Mas há mais. Muito mais
8:35 Quinta feira, 1 de Janeiro de 2015 |
|
Mantém o coração saudável
"Uma fraca qualidade de sono está ligada a problemas cardíacos desde tensão arterial elevada a enfartes," defende Shalini Paruthi, especialista de sono e porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono. Perturbações no período de sono poderão levar a um aumento das hormonas do stress, como o cortisol. Esse aumento obriga o coração a responder, trabalhando a um ritmo maior, não se conseguindo o descanso necessário.
Previne o aumento de peso
Previne o aumento de peso
Uma noite descansada não se traduz necessariamente em perda de peso, mas pode ajudar a não ganhar uns quilos a mais. A insónia agrava a produção da hormona grelina, que regula o apetite, afirma Michael Breus, especialista de sono. "Também leva a uma diminuição da leptina, que avisa o corpo que estamos cheios," acrescentou.
Diminui a probabilidade de um acidente de carro
A privação de sono abranda o tempo de reação e reduz a capacidade de concentração. Conduzir um carro quando não se dormiu é igualmente perigoso a conduzir bêbado," afirma Paruthi. Um estudo concluiu que pessoas que regularmente dormem entre seis e sete horas por noite têm o dobro das probabilidades de sofrer um acidente do que aqueles que dormem pelo menos oito horas. Se dormirem menos de cinco horas, as probabilidades de um acidente quadriplicam.
Fortalece o sistema imunitário
Fortalece o sistema imunitário
Um tempo de sono de qualidade mantém as células e proteínas do sistema imunitário ativas e a "lutar", melhorando a capacidade de combater doenças. Pessoas que dormem mais também fazem com que a toma de vacinas seja mais eficaz, defende Paruthi: "depois de se vacinarem, as pessoas com problemas de sono não desenvolvem a mesma resposta de anticorpos do que as pessoas que descansaram bem, e isso deixa-as mais suscetíveis."
Evita que o cérebro "frite"
Evita que o cérebro "frite"
Se dormir bem aumenta a concentração e a função cognitiva, a falta de sono, pelo contrário, leva a que não se consiga pensar com clareza e a uma sensação de confusão. A memória não fica tão nítida e todas as ações são realizadas em câmera lenta, o que se traduz numa menor produtividade no trabalho, por exemplo. Paruthi explicou que "há uma maior probabilidade de cometer erros no trabalho, mas uma menor de se aperceber e corrigi-los."
Melhora a vida sexual
Melhora a vida sexual
Um sono estável e de qualidade mantém os níveis de testosterona altos, previne problemas de ereção e garante que nunca se está exausto para o sexo. Estudos demonstraram que homens que dormem menos de seis horas por noite têm níveis de testosterona mais baixos, o que leva a uma diminuição do desejo sexual.
Pode prevenir dores de cabeça
Pode prevenir dores de cabeça
A privação de sono também tem um papel indireto nas dores de cabeça, ao fazer com que se fique menos capaz de lidar com stress e ansiedade, dois dos fatores que levam a enxaquecas, mesmo quando se descansou bastante.
Melhora o rendimento no ginásio
Melhora o rendimento no ginásio
Descanso de qualidade é como um suplemento desportivo, pois melhora a velocidade, a coordenação, o tempo de reação e a recuperação muscular. A privação de sono, por menor que seja, influencia o desempenho no ginásio. Um estudo em 2013 provou que a falta de sono reduzia a força muscular e energia para o dia seguinte, particularmente se o treino foi realizado no fim da tarde.
Estimula o humor
Estimula o humor
Está provado que quem dorme melhor é mais otimista, tem mais energia e está menos exposto a raiva e frustração, contrariamente a quem sofre de insónias que tem maior tendência a tornar-se rabugento e irritável, estando mais vulnerável ao stress e ansiedade. O stress torna mais difícil adormecer na noite seguinte, formando-se um ciclo de insónias.
Aumenta o limiar da dor
Aumenta o limiar da dor
Um estudo realizado em 2012, dividiu pessoas por dois grupos, um que dormia cerca de nove horas por noite e outro uma média de sete. Depois foram então testados sobre quanto tempo cada participante aguentava colocar o dedo numa fonte de calor radiante. O resultado? Quem dormia mais, aguentava mais 25%. Outros estudos semelhantes também já tinham sugerido que uma boa noite de sono pode funcionar como um alívio para a dor.
Reforça as relações
Reforça as relações
Tendo em conta que a privação de sono aumenta o stress e torna as pessoas mais rabugentas, torna-se clara a maior probabilidade de discussões e uma redução de empatia. "Os hábitos de sono têm um efeito bastante abrangente nas pessoas que nos envolvem, contribuíndo para a satisfação na relação e para a felicidade," acrescentou Paruthi.
Ler mais: http://visao.sapo.pt/11-beneficios-do-sono=f808714#ixzz3QaNzZDPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário