quinta-feira, 29 de março de 2018

Análise das nominatas para deputado federal no DF




quinta-feira, 29 Março, 2018 | 17:14

O cientista político, Renato Botelho Machado, em entrevista exclusiva ao Tudo Ok Notícias, afirmou que a maioria dos partidos estão lançando candidaturas puro sangue. E tudo que fala é com base em pesquisas. Botelho cita três nomes que podem surpreender nas eleições de 2018.
Tudo Ok Notícias – O que o senhor acha da atual conjuntura regional sobre as eleições para deputado federal do DF?
Os partidos estão, em sua maioria, preferindo lançar candidaturas puro sangue. Isso significa que a quantidade de candidatos a deputado federal vai aumentar sobremaneira.
Com o aumento de candidatos, o quociente eleitoral vai cair muito. Outro fator que também vai contribuir para a diminuição do quociente eleitoral é o altíssimo número de abstenções, votos brancos ou nulos.
Tudo Ok Notícias –  Na sua opinião, qual será o quociente eleitoral em 2018?
Na minha avaliação, como disse acima, a tendência é de queda. O quociente eleitoral será de aproximadamente 110 a 120 mil votos, no máximo.
Tudo Ok Notícias – Qual a sua análise individualizada dos partidos?
A indefinição ainda está muito grande. O PT vai conseguir eleger um parlamentar, mesmo com a alta rejeição. Só a Érika Kokay consegue chegar perto do número necessário, mas vai precisar de alguns votos para atingir os 120 mil votos.
O PMDB junto com o PP tem uma tendência a eleger dois deputados, porque foi montada uma nominata muito boa.
O PR-DF, por exemplo, tem uma tendência muito forte para eleger dois deputados federais. Caso o PR-DF coligue com o DEM (democratas), é possível eleger de três e entrar na sobra para tentar eleger quatro deputados, especialmente por conta do altíssimo número de votos dos candidatos desses partidos. O PR fez o dever de casa.
O PSD, caso coligue com o PSDB, vai eleger um deputado também.
As duas últimas vagas dependerão do fechamento dos acordos partidários e das sobras. Quem apostar na sobra, vai ficar sem vaga. Os partidos devem trabalhar com 120 mil votos.
Tudo Ok Notícias – O PSB do atual governador não elege ninguém?
Rodrigo Rollemberg e sua equipe montou a segunda melhor nominata para distrital, porém a nominata para federal ficou muito fraca. Creio que não vai atingir 80 mil votos.
Tudo Ok Notícias – Teremos surpresa entre os eleitos?
Recentemente, fui criticado pelas minhas análises. Tudo que falo é com base em pesquisas. Três nomes podem surpreender, o professor Marcos Paco que adquiriu a base evangélica. O Defensor Kleber, com a base de concurseiros e servidores públicos. E também o advogado Paulo Fernando, por conta da base da igreja católica. Eu apostaria nesses três nomes.
Tudo Ok Notícias – Alguma consideração final?
Acredito que o quadro está bem definido nesse momento. As alterações serão circunstanciais e sem muita surpresa, porque não estamos tendo muita alteração do quadro político nas pesquisas quantitativas. A tendência é uma eleição com seis candidatos de tendência à direita, um ao centro e um à esquerda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário