quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

‘Falha No Direito Penal Brasileiro Criou Um País De Ricos Delinquentes’, Diz Barroso





  • 06/11/2017




Em palestra na Universidade Metropolitana pela Educação e o Trabalho (Umet), em Buenos Aires, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STFLuis Roberto Barroso admitiu ser “impossível não sentir vergonha pelo que está acontecendo no Brasil”  o ministro do Supremo Tribunal Federal (STFLuis Roberto Barroso admitiu ser “impossível não sentir  em matéria de corrupção já que “onde se destampa tem alguma coisa errada”. Barroso insistiu em mostrar-se otimista sobre as mudanças que estão acontecendo no país mas reconheceu que a corrupção “é endêmica, sistêmica e tem esquemas profissionais de arrecadação de dinheiro”. Em sua apresentação na Convenção sobre Políticas Públicas e a Percepção da Corrupção na América Latina, o ministro do STF afirmou que uma das causas da corrupção no Brasil é a existência um “direito penal incapaz de punir a criminalidade de colarinho branco e que criou um país de ricos delinquentes”.
— A corrupção passou a ser meio de vida e modo de fazer negócios. O sistema punitivo deixou de cumprir seu grande papel — disse Barroso.
Em seguida, ele destacou as transformações que ele acredita estar vendo no Judiciário brasileiro e que permitiram “investigações, denúncias e condenações que atingiram pessoas que sempre se imaginaram imunes. Esse é o quadro que estamos quebrando, era um pacto oligárquico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário