quinta-feira, 4 de agosto de 2016

As hashtags do Instagram estão mostrando qual a força do crescimento do veganismo no mundo

Os números são impressionantes. Confira as comparações.

Fabio Chaves 
Do Vista-se

Dia a dia fica cada vez mais distante a imagem estereotipada de que os veganos são uma comunidade pequena formada por pessoas “diferentonas”.
Além do mercado de produtos livres de ingredientes de origem animal que não para de crescer, existe um outro indício de que o veganismo cresce vertiginosamente em todo o mundo. O Instagram, aplicativo de rede social preferido por aqueles que gostam de tirar fotos e publicar sobre o que comem, demonstra esse crescimento.
Uma rápida análise nas marcações em inglês no Instagram mostra que o movimento vegano é mais forte do que a maioria das pessoas imagina. Vasculhamos algumas das principaishashtags – em inglês, para termos um parâmetro mundial – que apontam publicações com comida na rede social.
hashtag #vegan (vegano) é uma das marcações com mais impacto no Instagram com 28,5 milhões de compartilhamentos até o fechamento desta matéria. A hashtag#vegetarian (vegetariano) tem apenas 9,3 milhões de citações. Isso demonstra que o veganismo é atualmente ainda mais popular do que o vegetarianismo nas redes sociais.
Uma das dietas mais divulgadas na atualidade é a paleo, que inclui muitos produtos de origem animal. Pois bem, a hashtag #paleo está com 7,8 milhões de compartilhamentos no Instagram, bem menos que os 9,3 milhões da marcação vegetariana e muito menos do que os 28,5 milhões da marcação vegana.
Já a hashtag #meat (carne), que pode ser considerada a adversária direta das hashtags mais verdes, tem apenas 3,4 milhões de compartilhamentos, 8 vezes menos do que a hashtag que mostra as publicações sem nada animal.
Aqueles que dizem adorar carne de porco defumada compartilharam até agora apenas 6,6 milhões de vezes a hashtag #bacon. A marcação #steak (bife) tem apenas 5,4 milhões e até ahashtag da mais famosa rede de lanchonetes do mundo está muito abaixo das marcações veganas, com apenas 4,7 milhões: #mcdonalds.
hashtag usada em pratos com frango, #chicken (frango), até que está bem colocada (12,9 milhões), mas ainda assim está bem abaixo da metade dos compartilhamentos da marcação oficial vegana.
O churrasco, tão enaltecido, tem apenas 1,2 milhão de compartilhamentos com sua palavra completa #barbecue (churrasco) e 11,7 milhões com a abreviação #bbq (churrasco, abreviado).
Todos esses números mostram que o veganismo cresce e que os veganos realmente adoram publicar fotos de comida no Instagram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário