afp.com / Iranian Defence Ministry /
Imagem de 11 de outubro de 2015 mostra lançamento de míssil no Irã
Os Guardiões da Revolução iraniana têm em seu poder tantos mísseis que não sabem onde armazená-los, afirmou nesta sexta-feira um militar iraniano de alto escalão, num momento em que os Estados Unidos ameaçam impor novas sanções à República Islâmica.
"Falta-nos espaço para armazenar nossos mísseis", declarou o general Hossein Salami, número dois dos Guardiões da Revolução, durante a oração semanal.
Temos "centenas de túneis cheios de mísseis prontos para ser lançados, para proteger sua integridade, sua independência e sua liberdade", disse aos fiéis em Teerã, prometendo que o Irã jamais deixará de desenvolver uma defesa dissuasiva.
A televisão estatal iraniana divulgou em outubro imagens inéditas de uma destas bases subterrâneas onde os mísseis são guardados.
Estas declarações são feitas num contexto de crescente tensão com os Estados Unidos, após o anúncio de Washington de uma nova série de sanções econômicas (depois suspensas) ligadas a dois testes recentes com mísseis balísticos por parte do Irã.
No mês passado, especialistas da ONU concluíram que estes testes realizados em outubro violavam uma resolução que proíbe o Irã de utilizar mísseis balísticos pela possibilidade de que estejam dotados de uma ogiva nuclear.
A ameaça de novas sanções colocou em evidência a deterioração das relações americanas-iranianas e arriscaram o histórico acordo concluído em 14 de julho entre o Irã e seis grandes potências, entre elas os Estados Unidos, que deve entrar em vigor oficialmente em algumas semanas.
O presidente iraniano, Hassan Rohani, denunciou na quinta-feira intervenções hostis e ilegais por parte de Washington e ordenou a intensificação do desenvolvimento de medidas que permitam melhorar a defesa do país.
O Irã sempre negou querer se dotar de uma arma nuclear e afirma que seus mísseis não estão concebidos para suportar esta bomba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário