quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

27/01/2016 05h04 - Atualizado em 27/01/2016 07h38 Toyota se recupera e fecha 2015 como a maior montadora do mundo Segundo a empresa, foram 10,15 milhões de unidades no ano. Japonesa conquista o título pela quarta vez consecutiva.

Do G1, em São Paulo
Conceito da Toyota, o C-HR é exibido no Salão de Frankfurt 2015 (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)Conceito da Toyota, o C-HR é exibido no Salão de Frankfurt 2015 (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
A montadora japonesa Toyota voltou a dominar as vendas de automóveis no planeta em 2015, pelo quarto ano consecutivo, com 10,15 milhões de unidades comercializadas, de acordo com informações da agência France Press (AFP).
Apesar de a Volkswagen ter liderado o setor no primeiro semestre, a Toyota conseguiu se recuperar manter a hegemonia ante o grupo alemão, que foi afetado pelo escândalo dos motores com um software que adulterava resultados das emissões de poluentes e pela desaceleração da economia chinesa, seu principal mercado.
A americana General Motors (GM), que liderou as vendas durante 70 anos, antes de perder o primeiro lugar para a Toyota em 2008, ficou em terceiro com 9,8 milhões de unidades vendidas.A VW, que reúne 12 marcas (Audi, Skoda, Porsche, Scania, entre outras), vendeu 9,93 milhões de unidades no ano passado.
A Toyota, que superou a marca de 10 milhões no conjunto de suas marcas (Toyota, Lexus, Daihatsu, Hino,...), conseguiu manter a liderança apesar de um leve retrocesso nas vendas (-0,8%).
A montadora japonesa registrou dificuldades especialmente em seu país (-6,5%), em um contexto de frágil recuperação da terceira maior economia mundial.
Nova aliança?
Um pouco antes da divulgação dos números, o jornal econômico Nikkei informou que a Toyota e a Suzuki negociam uma aliança centrada nos modelos compactos e nas tecnologias verdes, destinados à Índia e a outros mercados emergentes.
Mas a Suzuki negou a informação em um comunicado. "É inexato dizer que mantemos conversações com a Toyota", afirma a nota.
A Suzuki, que registrou vendas em 2014 de 2,8 milhões de veículos (sem considerar as motos), já foi sócia da General Motors e depois da Volkswagen.
Mas a aliança com o grupo alemão, estabelecida em 2009, terminou com uma troca de acusações sobre violação dos termos do acordo.
A Toyota assumiu em 2008, no início da crise financeira internacional, o primeiro lugar nas vendas em todo o mundo, até então um lugar cativo da GM.
Desde então, a empresa mantém a liderança, com a exceção do ano de 2011, quando um terremoto e um tsunami devastaram o nordeste do Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário