Além do Departamento de Trânsito (Detran), o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal comprou motos importadas, da marca alemã BMW. A informação consta no Diário Oficial do DF (DODF). De acordo com a publicação, foram adquiridos 10 veículos, por R$ 38 mil cada, em um toral de R$ 380 mil. O Correio apurou que o Corpo de Bombeiros do DF fez o certame e adquiriu as motocicletas potentes em 2015. A princípio, a intenção era comprar 30 unidades. Por fim, a corporação pediu 10 delas.
A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros confirmou a compra de 10 motos do modelo G 650 GS . Informou que elas ainda não chegaram e estão em fase de entrega. Ela explicou que o órgão só vai pagar pelos veículos quando recebê-los (veja a íntegra da nota oficial abaixo).
Licitação suspensa
A compra de 14 motocicletas BMWs — modelo F 800 GS — para o Detran-DF foi revelada pelo Correio. A grande e negativa repercussão, devido ao momento de crise financeira que atravessa o GDF, levou à suspensão do ato, apesar de integrantes do departamento defenderem veemente o gasto, em entrevistas, por dois dias.
A decisão partiu de Rollemberg, na quarta-feira (27/1). O socialista pediu ao órgão justificativas técnicas para aquisição das unidades. E, na manhã de quarta, após analisar o material e ouvir especialistas sobre a possibilidade de adquirir outras mais econômicas, terminou com o processo. O valor de cada moto ficou em R$ 46.324, em um total de R$ 648.536.
A previsão era de que as motocicletas chegassem ao Detran até a segunda quinzena de fevereiro. Elas já estavam com o nome e o emblema do órgão. O GDF não soube detalhar o que vai fazer com as motocicletas. Sobre o trâmite, o Executivo informou que o dinheiro do órgão fiscalizador brasiliense ainda não havia sido liquidado para a compra. O processo será encaminhado para análise da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). Até a tarde de ontem, a documentação não tinha chegado ao órgão.
A compra de 14 motocicletas BMWs — modelo F 800 GS — para o Detran-DF foi revelada pelo Correio. A grande e negativa repercussão, devido ao momento de crise financeira que atravessa o GDF, levou à suspensão do ato, apesar de integrantes do departamento defenderem veemente o gasto, em entrevistas, por dois dias.
A decisão partiu de Rollemberg, na quarta-feira (27/1). O socialista pediu ao órgão justificativas técnicas para aquisição das unidades. E, na manhã de quarta, após analisar o material e ouvir especialistas sobre a possibilidade de adquirir outras mais econômicas, terminou com o processo. O valor de cada moto ficou em R$ 46.324, em um total de R$ 648.536.
A previsão era de que as motocicletas chegassem ao Detran até a segunda quinzena de fevereiro. Elas já estavam com o nome e o emblema do órgão. O GDF não soube detalhar o que vai fazer com as motocicletas. Sobre o trâmite, o Executivo informou que o dinheiro do órgão fiscalizador brasiliense ainda não havia sido liquidado para a compra. O processo será encaminhado para análise da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF). Até a tarde de ontem, a documentação não tinha chegado ao órgão.
Em nota, o governo detalhou que o Detran deverá reavaliar as especificações das motocicletas. “As novas unidades terão de observar os critérios técnicos para reposição da atual frota, de forma a atender adequadamente às necessidades para fiscalização de trânsito em todo o Distrito Federal, mas também devem seguir princípios de austeridade e de economicidade.”
Manutenção cara
Mas não é só a venda das motos de luxo que pesa no orçamento público. A revisão do veículo de luxo duas rodas ultrapassa a média de manutenção de um quatro rodas. Uma pesquisa feita pelo Correio em concessionárias especializadas na marca revela que a motocicleta BMW F 800 GS tem dois anos de garantia. No entanto, a primeira revisão (e mais barata) precisa ser feita com mil quilômetros e custa R$ 750. Depois, a manutenção é feita a cada 10 mil quilômetros.
Quanto maior a quilometragem, mais alto é o custo. Na mesma empresa consultada, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a revisão da mesma motocicleta com 40 mil quilômetros rodados custa entre R$ 1,3 mil e R$ 1,6 mil, com base no plano de manutenção da marca. Se tiver peças desgastadas, o valor aumenta. Em outra concessionária especializada, em Goiânia, só a vistoria da moto com 40 mil quilômetros fica em R$ 923. Segundo uma das funcionárias, o trabalho básico envolve troca de óleo, filtro de ar e óleo do cardan. O preço dos três serviços juntos, mais a manutenção, chega a R$ 1,2 mil. Para se ter uma ideia, a revisão de um HBV 20 Hatch 1.6 automático, de 40 mil quilômetros, custa R$ 577, com peças, mão de obra e lavagem.
Manutenção cara
Mas não é só a venda das motos de luxo que pesa no orçamento público. A revisão do veículo de luxo duas rodas ultrapassa a média de manutenção de um quatro rodas. Uma pesquisa feita pelo Correio em concessionárias especializadas na marca revela que a motocicleta BMW F 800 GS tem dois anos de garantia. No entanto, a primeira revisão (e mais barata) precisa ser feita com mil quilômetros e custa R$ 750. Depois, a manutenção é feita a cada 10 mil quilômetros.
Quanto maior a quilometragem, mais alto é o custo. Na mesma empresa consultada, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a revisão da mesma motocicleta com 40 mil quilômetros rodados custa entre R$ 1,3 mil e R$ 1,6 mil, com base no plano de manutenção da marca. Se tiver peças desgastadas, o valor aumenta. Em outra concessionária especializada, em Goiânia, só a vistoria da moto com 40 mil quilômetros fica em R$ 923. Segundo uma das funcionárias, o trabalho básico envolve troca de óleo, filtro de ar e óleo do cardan. O preço dos três serviços juntos, mais a manutenção, chega a R$ 1,2 mil. Para se ter uma ideia, a revisão de um HBV 20 Hatch 1.6 automático, de 40 mil quilômetros, custa R$ 577, com peças, mão de obra e lavagem.
Confira a íntegra da nota enviada pelo Corpo de Bombeiros:
A frota em atividade é utilizada desde 2010 e devido ao uso severo de nossas viaturas, está sendo renovada pois, estas já apresentam necessidade de manutenção corretiva, para que a sua atuação possa ser segura tanto para os nossos militares quanto para nossa população.
As motos têm como objetivo principal alcançar as vítimas mais rapidamente do que os veículos de resgate tipo ambulâncias, pois se deslocam com mais agilidade no transito, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos nas vias do DF, podendo acessar áreas de difícil acesso, pois são motos tipo trail (para trilhas também).
Ainda podem ser empregadas em situações de busca em ambiente rural (fora de estrada), o que diminui sobremaneira o tempo de espera dos cidadãos brasilienses quando em situação de necessidade de atendimento pelo CBMDF. Foram pedidos 10 veículos, isso foi dimensionado devido a nossa necessidade operacional.
A moto BMW é montada na Zona Franca, em Manaus - AM, o que também está de acordo com as premissas do processo licitatório de aquisição de bens em dar preferência aos produtos nacionais.
O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, visando a prestação de serviços da melhor qualidade e com foco na preservação da vida de nossa população, realizou no mês de julho de 2015, uma licitação para a substituição dos veículos que são utilizados pela Corporação para a atividade de moto resgate.
A licitação foi realizada em conformidade com a legislação que rege as aquisições mediante a modalidade de Registro de Preços – RP, por intermédio de Pregão Eletrônico, o que propicia que várias empresas/fabricantes nacionais possam exercer o seu direito de livre concorrência.
Neste caso especifico, participaram da concorrência quatro empresas que ofertaram veículos BMW e Yamaha, que puderam disputar entre si com a finalidade de oferecer seus produtos que atendem as especificações requeridas e exigidas para o cumprimento de nossa missão constitucional, pelo menor preço praticado.
A empresa vencedora, BMW do Brasil, ofertou a G 650 GS pelo preço final de R$ 38.000,00, completa com todos os acessórios, sinais, alertas sonoros e visuais que atendem as especificações de uma viatura de emergência do CBMDF.
Sendo este preço inferior ao ofertado pelos demais participantes, o que qualifica a atual compra como atendendo o princípio da economicidade, respeitando os princípios da administração moderna.
A frota em atividade é utilizada desde 2010 e devido ao uso severo de nossas viaturas, está sendo renovada pois, estas já apresentam necessidade de manutenção corretiva, para que a sua atuação possa ser segura tanto para os nossos militares quanto para nossa população.
As motos têm como objetivo principal alcançar as vítimas mais rapidamente do que os veículos de resgate tipo ambulâncias, pois se deslocam com mais agilidade no transito, principalmente nos horários de maior fluxo de veículos nas vias do DF, podendo acessar áreas de difícil acesso, pois são motos tipo trail (para trilhas também).
Ainda podem ser empregadas em situações de busca em ambiente rural (fora de estrada), o que diminui sobremaneira o tempo de espera dos cidadãos brasilienses quando em situação de necessidade de atendimento pelo CBMDF. Foram pedidos 10 veículos, isso foi dimensionado devido a nossa necessidade operacional.
A moto BMW é montada na Zona Franca, em Manaus - AM, o que também está de acordo com as premissas do processo licitatório de aquisição de bens em dar preferência aos produtos nacionais.
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