terça-feira, 2 de junho de 2015

Reconquista de Ramadi dominará reunião sobre Estado Islâmico


O primeiro-ministro iraquiano, Haider Al Abadi, em Moscou, no dia 21 de maio de 2015
Os planos para a reconquista da cidade iraquiana de Ramadi - em poder do Estado Islâmico (EI) - dominarão a reunião desta terça-feira, em Paris, entre os ministros das Relações Exteriores dos países que combatem este grupo jihadista, informou um alto funcionário americano.
"Não se trata de uma reunião habitual de negócios", disse o alto funcionário do departamento de Estado, que pediu para não ser identificado. "Vamos discutir com o primeiro-ministro (iraquiano, Haider) Al Abadi seu plano para libertar Ramadi e a província de Al-Anbar".
Ramadi, capital da província de Al-Anbar, a maior do Iraque, foi conquistada pelo EI em 17 de maio, após uma ampla ofensiva e uma retirada caótica das forças iraquianas.
O premier iraquiano prometeu recuperar Ramadi, cuja perda constituiu um importante revés para Iraque e Estados Unidos na luta contra o grupo Estado Islâmico.
O EI controla a maior parte da província de Al-Anbar - estendendo seu território da região próxima a Bagdá até a fronteira com Síria, Arábia Saudita e Jordânia.
A coalizão internacional que luta contra o EI se reúne em Paris para revisar sua estratégia diante dos últimos progressos dos jihadistas no Iraque e na Síria, e deve analisar uma maior participação dos sunitas na campanha.
O encontro será presidido pelo chanceler francês, Laurent Fabius, e por Al Abadi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário