Mais de mil pessoas concentram-se solidariamente em redor da sinagoga de Oslo
LUSA
Mais de um milhar de pessoas participou hoje, numa iniciativa de jovens muçulmanos noruegueses, numa concentração pacífica, em redor da sinagoga de Oslo, como sinal de solidariedade com os judeus de Copenhaga.
Os participantes aplaudiram quando um grupo de jovens muçulmanos, entre eles, muitas raparigas envergando o tradicional véu, formaram uma simbólica cadeia humana, noticia a AFP.
Segundo um agente policial, Steiner Hausvik, cerca de 1.300 pessoas participaram na concentração que se desenrolou de forma calma sob o olhar da polícia.
"Esta concentração demonstra que são mais os artesãos da paz do que pessoas que vão para a guerra", disse à AFP Atif Jamil, de 26 anos, um dos organizadores.
"Há ainda esperança para os sentimentos humanos de paz e amor, longe das diferenças religiosas", acrescentou.
Numerosos participantes juntaram as suas vozes para entoar os cantos hebreus.
O líder da comunidade judia na Noruega, Ervin Kohn, realçou que foi a primeira cerimónia do 'sabath' realizada em frente de uma tão numerosa assistência.
No passado sábado a capital da Dinamarca foi cenário de dois atentados.
Um num centro cultural, onde se realizava um debate sobre a liberdade de expressão, com a participação do artista sueco Lars Vilks, que vive há anos sob proteção policial devido às ameaças de grupos islâmicos depois de desenhar Maomé com o corpo de um cão, tendo morrido um homem de 55 anos, o realizador Finn Norgaard, e três polícias ficaram feridos.
Posteriormente, deu-se novo tiroteio junto à sinagoga de Copenhaga e morreu um jovem judeu que fazia guarda ao edifício, tendo ficado ainda feridos dois polícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário