domingo, 22 de fevereiro de 2015

Estado Islâmico difunde vídeo com combatentes curdos dentro de jaulas

Estado Islâmico difunde vídeo com combatentes curdos dentro de jaulas

Reuters

 O grupo extremista autoproclamado Estado Islâmico (EI) difundiu hoje um vídeo com homens dentro de jaulas que são apresentados como 'peshmergas', ao mesmo tempo que ameaçava estes combatentes curdos iraquianos, com quem está em guerra.A cena, que terá sido detetada pelo Centro Americano de Observação de Sites Islâmicos, recorda a do vídeo do piloto jordano queimado vivo numa jaula e que foi divulgado no dia 03 de fevereiro.O vídeo de hoje não mostra nenhuma execução. Os 21 reféns são apresentados como 16 'peshmergas', dois oficiais e três polícias de Kirkouk, uma vila situada a 240 quilómetros a norte de Bagdad.O filme não precisa a sua origem nem data, mas fontes curdas afirmaram à AFP que as cenas foram filmadas há uma semana no mercado principal do distrito de Hawija, dominado pelo EI, a 50 quilómetros de Kirkouk.O vídeo mostra cada um dos 21 reféns com vestes cor de laranja, a cabeça baixa, no interior de caixas num espaço rodeado de muros de betão e à sua frente combatentes do EI, com o rosto tapado e armados.Um homem de barbas e com um turbante branco dirige uma mensagem aos 'peshmergas' para que terminem os combates contra o EI."Senão, a vossa sorte será como a destes, dentro de caixas ou debaixo da terra", afirma.Um comandante dos 'peshmergas' em Kirkouk, o general Hiyowa Rach, confirmou à AFP que estes reféns foram capturados a 31 de janeiro, na sequência de combates.

A cena, que terá sido detetada pelo Centro Americano de Observação de Sites Islâmicos, recorda a do vídeo do piloto jordano queimado vivo numa jaula e que foi divulgado no dia 03 de fevereiro.

O vídeo de hoje não mostra nenhuma execução. Os 21 reféns são apresentados como 16 'peshmergas', dois oficiais e três polícias de Kirkouk, uma vila situada a 240 quilómetros a norte de Bagdad.

O filme não precisa a sua origem nem data, mas fontes curdas afirmaram à AFP que as cenas foram filmadas há uma semana no mercado principal do distrito de Hawija, dominado pelo EI, a 50 quilómetros de Kirkouk.

O vídeo mostra cada um dos 21 reféns com vestes cor de laranja, a cabeça baixa, no interior de caixas num espaço rodeado de muros de betão e à sua frente combatentes do EI, com o rosto tapado e armados.

Um homem de barbas e com um turbante branco dirige uma mensagem aos 'peshmergas' para que terminem os combates contra o EI.

"Senão, a vossa sorte será como a destes, dentro de caixas ou debaixo da terra", afirma.

Um comandante dos 'peshmergas' em Kirkouk, o general Hiyowa Rach, confirmou à AFP que estes reféns foram capturados a 31 de janeiro, na sequência de combates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário