O mexicano Alejandro González Iñárritu recebeu na noite de sábado (7) o prêmio de melhor diretor de 2015 por seu trabalho em "O Regresso", na 68ª edição do prêmio do Sindicato de Diretores de Hollywood (DGA, da sigla em inglês).
Na seção de melhor diretor estreante de um filme, nova categoria criada este ano no DGA, concorria o cineasta brasileiro Fernando Coimbra, por seu trabalho no filme "O Lobo Atrás da Porta", mas o ganhador foi Alex Garland por "Ex-Machina".O cineasta já havia levado o prêmio em 2015 por "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)".
Os prêmios do Sindicato de Diretores costumam ser um bom termômetro da temporada de prêmios para o Oscar, que será entregue no próximo dia 28 de fevereiro em Los Angeles.
Nos últimos dez anos, todos os que ganharam o prêmio de melhor diretor no DGA venceram na mesma categoria do Oscar. A única exceção aconteceu em 2013, quando Ben Affleck ganhou por "Argo" no Sindicato de Diretores, e Ang Lee, no Oscar por "As Aventuras de Pi" -- o ator cineasta, aliás, nem foi indicado pela Academia.
Apenas um rapaz
Iñárritu, que convidou a toda sua equipe ao palco para receber a estatueta, afirmou que não esperava ganhar este prêmio e disse que se sentia como "um cervo que foi paralisado por um flash".
Iñárritu, que convidou a toda sua equipe ao palco para receber a estatueta, afirmou que não esperava ganhar este prêmio e disse que se sentia como "um cervo que foi paralisado por um flash".
"Quando voltei aqui como indicado, havia mais de 120 mexicanos na cozinha servindo comida e esta é a melhor festa que tive. Viva o México. Estas não são nada como as pessoas que Donald Trump descreveu, deixe-me falar", afirmou Iñárritu.
"Este abraço vai para toda a comunidade da América Latina. Seu apoio faz me sentir orgulhoso e feliz", também disse o diretor, que ainda agradeceu a sua família e lembrou muito especialmente seu pai, já falecido.
O cineasta concorria a melhor diretor, a principal categoria do DGA, com Tom McCarthy ("Spotlight - segredos revelados"), Adam McKay ("A Grande Aposta"), George Miller ("Mad Max: Estrada da Fúria") e Ridley Scott ("Perdido em Marte").
"O Regresso" foi a quarta indicação ao DGA na carreira de Iñárritu. Além de "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)", foi indicado em 2006 por "Babel" e venceu em 2012 como melhor diretor de um anúncio de televisão por "Best Job".
"O Regresso" continua seu caminho para o Oscar com 12 indicações. O longa estrelado por Leonardo DiCaprio já levou três Globos de Ouro, nas categorias de melhor filme de drama, melhor diretor e melhor ator.
Nenhum comentário:
Postar um comentário