O "raio esportivador" ataca novamente: a Hyundai vai lançar, em fevereiro, uma versão do HB20que apela para a esportividade apenas no visual, sem qualquer mudança mecânica. O HB20 R spec se baseia no conceito que a montadora mostrou no Salão de São Paulo de 2014.
Os preços ainda não foram divulgados, mas a Hyundai adiantou que o R spec custará mais do que a versão intermediária Comfort Style 1.6 (a partir de R$ 51 mil) e menos que a versão Premium (a partir de R$ 59 mil).
Assim, ele se junta a outros que o G1 listou, no ano passado, como vítimas do "raio esportivador", uma versão do "raio gourmetizador", a brincadeira sobre como comidas comuns se "transformam" quase que em iguarias devido a algum ingrediante a mais, por causa do local onde são vendidas ou simplesmente pela forma como são rebatizadas: geralmente, acompanhadas da palavra "gourmet".Aquele conceito exibido no salão antecipou algumas mudanças da reestilização feita no hatch em 2015, mas a versão esportiva do HB20 tinha ficado apenas no imaginário. E boa parte dela continuará assim: o R spec tem algum apelo esportivo apenas na aparência.
No caso dos carros, os "apelidos" vão da óbvia menção à palavra esporte e outros mais criativos: Fiesta Sport, Onix Effect e Fox Pepper, etc.
No exterior, as principais mudanças do R spec estão no desenho da grade frontal, no para-choque traseiro mais encorpado, nos faróis com máscara negra e na ponteira cromada de escapamento.
Se no conceito de 2014 as rodas eram de 17 polegadas com pinça de freio aparente, da grife Brembo, na versão definitiva elas "encolheram" para 15 polegadas, diamantadas, com pinças apenas pintadas de vermelho.
Sem central multimídia
Abaixo da topo de linha, a versão HB20 R spec não terá equipamentos da Premium, como as luzes diurnas de LED. No interior, também não possui sistema multimídia (apenas o rádio) e ar-condicionado digital.
Abaixo da topo de linha, a versão HB20 R spec não terá equipamentos da Premium, como as luzes diurnas de LED. No interior, também não possui sistema multimídia (apenas o rádio) e ar-condicionado digital.
Nem mesmo o volante com base achatada do conceito virou realidade. As modificações internas passam por bancos de couro perfurado com detalhes em vermelho, o nome R spec por todos os lados, pedaleiras em alumínio e acabamento diferenciado no console, volante, manopla de câmbio e saídas de ar.
Pelo menos, o preço também ficará abaixo do "top". A Hyundai divulgará os valores mais perto do início de vendas, logo após o Carnaval, mas adiantou que o R spec custará mais do que a versão intermediária Comfort Style 1.6 (a partir de R$ 51 mil) e menos que a versão Premium (a partir de R$ 59 mil).
Esportivados
Por que lançar uma versão "esportiva" com e mesma mecânica do "normal", enquanto outras fabricantes adicionam performance ao pacote (casos de Volkswagen Up! TSI e Renault Sandero RS)? Segundo a Hyundai, existe um certo nicho de consumidores que buscam compactos com visual menos "quadrado", sem necessariamente ter mais desempenho.
Por que lançar uma versão "esportiva" com e mesma mecânica do "normal", enquanto outras fabricantes adicionam performance ao pacote (casos de Volkswagen Up! TSI e Renault Sandero RS)? Segundo a Hyundai, existe um certo nicho de consumidores que buscam compactos com visual menos "quadrado", sem necessariamente ter mais desempenho.
Este segmento de "esportivados" emplacou pouco mais de 24 mil unidades em 2015, de acordo com a fabricante sul-coreana. A liderança foi do Palio Sporting, com cerca de 5,5 mil unidades.
No ano passado, a versão limitada Spicy do HB20 serviu como um teste para o nascimento do R spec.
A Hyundai estimou inicialmente a produção de 3 mil unidades, mas decidiu ampliar a produção para 4,2 mil com a demanda maior.
A expectativa da montadora é se tornar líder do nicho. "O design é a principal razão de compra do HB20. E o R spec tem mais apelo esportivo e jovial do que o nosso principal concorrente", afirmou Rodolfo Stopa, gerente de produtos da família HB.
No ano passado, a Hyundai lançou globalmente a divisão "N", para produzir versões esportivas, como as linhas AMG da Mercedes e RS da Audi. A letra "N" vem da cidade de Namyang, sede de pesquisa e desenvolvimento da marca na Coreia do Sul. Quem sabe, sugirá um HB20 realmente esportivo no futuro?
Nenhum comentário:
Postar um comentário