Na Alemanha, líderes dão início à cúpula do G7 (foto: ANSA)GARMISH-PARTENKIRCHEN•ZBF
(ANSA) - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, deu início neste domingo (7) aos trabalhos da Cúpula do G7, que reúne os líderes das sete maiores economias do mundo por dois dias em Garmisch-Partenkirchen, na Baviera.
No castelo de Elmau , os chefes de Estado e de Governo do Reino Unido, Canadá, França, Itália, Japão, Estados Unidos e União Europeia debaterão temas internacionais, como empréstimo à Grécia, participação da Rússia na crise ucraniana, terrorismo, mudanças climáticas, luta contra pandemias e conflitos no Oriente Médio.
Antes da abertura oficial da cúpula, Obama e Merkel se reuniram em um encontro bilateral no qual foi discutida a saída da Rússia do G8, como retaliação à anexação da Crimeia. Os dois concordaram que as sanções impostas a Moscou durarão "até que a Rússia aplique os acordos de Minsk e respeite a soberania da Ucrânia". Merkel tem conduzido as atividades do G7 pois a Alemanha exerce a presidência temporária do grupo.
Grécia
Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, disse em uma coletiva de imprensa que o premier grego, Alexis Tsipras, ainda não apresentou uma proposta alternativa aos seus credores, como o próprio governo tinha anunciado na semana passada.
Ele destacou, no entanto, que ainda não se fala na possibilidade da Grécia sair da zona do euro devido à sua crise financeira. De acordo com Juncker, haverá um encontro na próxima quarta-feira (10), em Bruxelas, com Tsipras, onde será analisada a possibilidade dos credores internacionais aumentarem o resgate ao país. (ANSA)
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. 2013 © COPYRIGHT ANSA
Nenhum comentário:
Postar um comentário