quinta-feira, 18 de junho de 2015

Ainda vale a pena comprar um celular com Android KitKat?

Android M foi anunciado em maio, trazendo novidades para bateria, desempenho e funcionalidades para a plataforma. Apesar disso, diversos aparelhos continuam chegando às lojas com a versão 4.4 (KitKat), que começa a ficar defasada e menos eficiente para o consumidor. No entanto, ainda vale comprar um telefone com o Android KitKat? 
Android KitKat já está no mercado há alguns anos e começa a ficar defasado (Foto: Divulgação/Google)Android KitKat já está no mercado há alguns anos e começa a ficar defasado (Foto: Divulgação/Google)
Interface: Jeito de Android antigo
A versão M do Android reforçou que o Material Design veio para ficar. A interface colorida do Google foi mantida na nova versão do Android e começa a se tornar mais utilizada em aplicativos. Um bom exemplo é o WhatsApp que adotou uma nova aparência baseada no Android 5.0 (Lollipop), mesma coisa ocorrida com o GmailYouTubePeriscope e outros apps.
Embora isso não seja forte o suficiente para afastar alguém do Android KitKat, é inevitável que a interface Holo fará com que telefones com o sistema fiquem com a aparência de “antigos”, exceto pelas modificações das fabricantes. Isso já ocorreu outras vezes, como na transição da versão 2.3 (Gingerbread) para a 4.0 (Ice Cream Sandwich), e até na reformulação feita do iOS 6 para o 7.
Android KitKat tem interface bastante diferente das versões mais recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Android KitKat tem interface bastante diferente das versões mais recentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)
As mudanças do Android KitKat em relação às versões anteriores não dizem respeito só aos gráficos, mas também às animações e interações do sistema. Além disso, o Google fez mudanças importantes na central de notificações, nos atalhos, gavetas de aplicativos e menu de configurações, para que esses ficassem mais acessíveis a partir da versão Lollipop.
Funcionalidades
Se as novas funcionalidades não foram suficientes para fazer com que as pessoas migrassem para o Android 5.0 (Lollipop), as diferenças com a versão M prometem ser mais evidentes. A Play Store, por exemplo, recebeu diversas melhorias nas edições mais recentes da plataforma, tanto na descoberta de apps como para famílias.
O novo sistema do Google traz melhorias no seu assistente virtual, como a função “Now On Tap”, que promete pesquisas mais rápidas e que melhor entendem as necessidades dos usuários. Enquanto isso, o Android KitKat sequer possui a função de pesquisa em qualquer tela com o “OK, Google”.
Android Pay deve chegar apenas nas versões recentes do sistema (Foto: Reprodução/Google)Android Pay deve chegar apenas nas versões recentes do sistema (Foto: Reprodução/Google)

Outra mudança importante função que pode ficar de fora da antiga versão do sistema é o Android Pay. Com o sistema de pagamento do Google, o usuário pode utilizar o celular como se fosse um cartão de crédito, fazendo pagamentos através da conexão NFC, aproximando o aparelho do terminal.
Qual o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo
As versões mais recentes do Android trouxeram ainda o suporte a multiusuários no telefone, o que era possível apenas em tablets, no KitKat. Além disso, o Google adicionou um novo sistema de privacidade na versão M do sistema, que põe o usuário no controle do que os aplicativos poderão ter acesso no telefone.
Compatibilidades de apps
Esse é um ponto que deve gerar menos preocupação. Como o Android KitKat, ainda é adotado por uma parcela muito grande dos usuários, os desenvolvedores não devem abandonar o sistema do Google, por enquanto. Isso significa que os donos de aparelhos com a plataforma continuarão recebendo novos apps, embora aqueles que utilizem ferramentas de desenvolvimento específicas só devem suportar a versão 5.0 ou superior.
Desempenho e segurança
O Google fez diversas melhorias que tocam áreas vitais do sistema. As novas versões do Android receberam melhorias como o Project Volta (Lollipop), que melhora o gerenciamento de como os aplicativos consomem a bateria do sistema. Já a versão M trará um novo modo que promete melhorar em até duas vezes o gasto do telefone em modo stand-by.
Android M possui gerenciamento de privacidade bastante superior ao da versão KitKat (Foto: Reprodução/Google)Android M possui gerenciamento de privacidade bastante superior ao da versão KitKat (Foto: Reprodução/Google)
As novas versões da plataforma ganharam suporte a novos hardwares mais poderosos e sensores nativamente. Além disso, o Android Lollipop e M tendem a receber mais correções de bugs e de brecha de segurança do que edições antigas, como a Jelly Bean e o KitKat.
Atualização
Se você vai comprar aparelho com a versão KitKat, procure dar preferência por modelos que devam receber pelo menos a versão Lollipop nos próximos meses. Algumas fabricantes como a Samsung, aSony e a LG têm a fama de demorar a fazer a atualização dos seus sistemas. Já outras como a Motorola e o Google (Nexus) lançam upgrades mais recentes com frequência.
Conclusão
O Android KitKat ainda continua um ótimo sistema e capaz de atender à maior parte das necessidades do usuário. No entanto, é preciso pensar duas vezes antes de investir em um aparelho equipado com a plataforma.
Um sistema atualizado não se trata apenas de algo “legal” para mostrar aos amigos, mas também de uma série de novas funcionalidades e correções que mantém o telefone funcionando melhor. Além disso, telefones atualizados tendem a durar mais e exigir menos trocas do que aqueles que ficaram agarrados em versões antigas.
Android KitKat continua um bom sistema, mas começa a ficar defasado (Foto: Divulgação/Google)Android KitKat continua um bom sistema, mas começa a ficar defasado (Foto: Divulgação/Google)
De qualquer forma, se você está procurando economizar com um aparelho de entrada com KitKat, vá em frente, já que o sistema cumprirá suas obrigações básicas. Caso contrário, priorize telefones atualizados ou com upgrades já garantidos pelas fabricantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário