domingo, 22 de fevereiro de 2015

Ex-vereador e filho são presos em MG por atentado contra promotor

Ex-vereador e filho são presos em MG por atentado contra promotor

Marcos Vinícius Cunha foi baleado neste sábado (21) em Monte Carmelo.
Jovem de 22 anos confessou ter disparado contra promotor, diz polícia.

Alexandre David e Fernanda TorquatoDo G1 Triângulo Mineiro
Veículo do promotor de Justia sofreu vários disparos em Monte Carmelo (Foto: Patrocínio Online/Divulgação)Veículo do promotor sofreu 12 perfurações de arma
de fogo (Foto: Patrocínio Online/Divulgação)
O ex-vereador de Monte Carmelo, no Triângulo Mineiro, Valdelei José de Oliveira, de 49 anos, e o filho dele, Juliano Aparecido de Oliveira, de 22 anos, foram presos suspeitos de envolvimento na tentativa de homicídio contra o promotor de Justiça Marcos Vinícius Ribeiro Cunha, que foibaleado na noite deste sábado (21), em Monte Carmelo. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Wilton José Fernandes, o jovem confessou o atentado na entrada da Promotoria. O G1 entrou em contato com o advogado responsável, mas as ligações não foram atendidas.
De acordo com o médico Cláudio Rezende Mendonça, coordenador da Unidade de Tratamento intensivo (UTI) Adulto, o promotor está consciente e respira sem ajuda de aparelhos, mas o quadro ainda inspira cuidados. O Ministério Público da União (MPU) manifestou consternação sobre o caso.
Ainda segundo o delegado, no fim da tarde deste domingo (22), o suspeito levou a polícia até uma estrada vicinal, a cerca de cinco quilômetros de Monte Carmelo, onde estava escondida a arma utilizada no crime, uma pistola 380. A arma foi apreendida.
O delegado disse que o ex-vereador é o principal interessado na morte do promotor, já que perdeu o cargo por conta de uma investigação comandada por Marcos Vinícius Ribeiro Cunha em dezembro de 2013.
Na operação "Feliz Ano Novo", o Ministério Público pediu a prisão de vários agentes públicos da cidade, inclusive do ex-vereador devido a fraudes em contratos de licitações. Após a constatação do envolvimento, foi pedida a prisão dele e de outros e, consequentemente, o então vereador perdeu o cargo.
Os dois suspeitos foram encaminhados para o presídio de Monte Carmelo, segundo o delegado. O inquérito deve ser concluído em até dez dias.
Entenda o caso
O crime ocorreu por volta das 20h deste sábado em frente à sede da Promotoria, onde Marcos Vinícius Ribeiro Cunha trabalhava no plantão. Segundo informações da PM, ele saía do local quando um motociclista se aproximou e efetuou 15 disparos na traseira do veículo dele. Três atingiram as costas do promotor, que teve perfurações no pulmão e rins. O promotor ainda conseguiu sair do veículo quando possivelmente também foi atingido.
A perícia foi feita, porém o laudo ainda não foi entregue ao delegado. “Durante a madrugada deste domingo, foram feitas várias diligências e oitivas em comércios e prédios próximos para conseguir informações e imagens de videomonitoramento. As imagens verificadas, apontaram o suspeito”, revelou.
Suspeitos
O suspeito é o filho de um ex-vereador de Monte Carmelo, Juliano Aparecido de Oliveira, de 22 anos. A polícia foi até a residência dele, em Romaria, e realizou buscas. Foram encontradas a motocicleta e uma pistola calibre 32. O jovem foi detido.
Ainda durante a madrugada, o ex-vereador e pai do suspeito, Valdelei José de Oliveira, de 49 anos, apresentou-se e negou participação do filho no crime. Segundo a polícia, ele é o principal interessado na morte do promotor. O ex-vereador também foi detido. Inicialmente, em depoimento, eles negaram envolvimento no crime. “Oitivas, provas periciais e outros elementos no local nos dão convicção de que foram eles”, afrimou o delegado.
Estado de saúde
O promotor apresentou evolução favorável, conforme informou ao G1 o médico Cláudio Rezende Mendonça, que é coordenador da UTI do Hospital Santa Clara, em Uberlândia, onde o paciente está internado. O promotor está consciente e respira sem ajuda de aparelhos, mas o quadro ainda inspira cuidados.
Segundo o médico, uma bala está alojada na parede toráxica, fora do pulmão, sem comprometer nenhum órgão. "Avaliamos os exames e conseguimos progredir com a redução de sedativos e ajuda do respirador. O promotor já recebeu a família e mantém bom padrão respiratório. Porém temos que aguardar evolução nas próximas 24 horas. Com relação à retirada do projétil alojado, será avaliada a situação por um especialista, mas não está comprometendo nenhum órgão", explicou.
Cunha foi socorrido no hospital de Monte Carmelo onde recebeu os primeiros socorros e em seguida foi transferido para um hospital particular em Uberlândia. Ele passou por procedimento cirúrgico e ficou sedado na UTI, apresentando estado grave, mas estável.
Nesta segunda-feira (23), o promotor fará exames no período da manhã e à tarde novo boletim médico será divulgado.
Nota da Procuradoria Geral da República
O Ministério Público da União (MPU) divulgou nota em que manifesta consternação com o atentado sofrido pelo promotor de Justiça. O procurador geral da República, Rodrigo Janot, orientou dois procuradores da República sediados em Uberlândia a prestarem todo apoio institucional.
"Com base nas informações policiais iniciais, o episódio demonstra como os agentes públicos que se dedicam ao combate à corrupção e desvios de dinheiro da população estão vulneráveis às reações violentas de pessoas que são flagradas cometendo crimes, seja no âmbito municipal, estadual ou federal", diz a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário