domingo, 17 de setembro de 2017

Lava Jato já recuperou mais de 4 bilhões da corrupção e está longe de acabar


  • 18/09/2017
A operação Lava Jato, que investiga os casos de #Corrupção envolvendo a Petrobras, ajudou ao Estado resgatar até o atual momento mais de R$ 4,2 bilhões reais, dos quais, cerca de R$ 850 milhões já passaram por processo de repatriação.

Durante mais de três anos, os brasileiros seguiram as manchetes quase diárias de uma investigação de corrupção que leva o nome de Operação #Lava Jato.

Mas a investigação, que começou em 17 de maio de 2014, agora se moveu muito além das capitais para investigar a corrupção na Petrobras e petroleiras estatais controladas por algumas das maiores empresas do Brasil para políticos do mais alto nível de governo.

A investigação da Lava Jato começou a se expandir em círculos cada vez maiores que também se concentraram nas nove principais empresas de construção civil do Brasil, a JBS – uma das maiores empresas de carne do mundo – contratos públicos e os políticos que alegadamente se beneficiaram dos subornos.

A Odebrecht é um conglomerado global com interesses não apenas em construção e engenharia, mas petróleo e gás, logística e bioenergia e geração de energia, foram alvos iniciais de Lava Jato. Em dezembro, a Odebrecht se declarou culpada de pagar subornos a funcionários corruptos do governo e políticos em todo o mundo para garantir contratos e concordou em pagar multas de até US $ 2,6 bilhões para liquidar cobranças por autoridades nos Estados Unidos, no Brasil e na Suíça.

Depois de 45 fases Lava Jato  está longe de acabar, Temer ainda pode sofrer com ela
A operação Lava Jata incluiu mais torções e voltas do que uma novela brasileira e aproximou-se perigosamente do presidente Michel Temer.

Como sabemos, no início de agosto, a Câmara dos Deputados do Brasil votou por não encaminhar um caso de corrupção contra Temer para o Tribunal Supremo para julgamento, mas os promotores afirmam que outras acusações contra o presidente podem ser divulgadas. A Lava Jato também gerou inúmeras investigações e ultrapassou as fronteiras do Brasil para pelo menos 12 países, nos quais as empresas brasileiras são acusadas de pagar subornos para ganhar contratos e influenciar pessoas de poder. Temer gastou muito capital político em sua vitória, incluindo a liberação de dinheiro para projetos.

#janot disse que é importante lembrar que um sistema corrupto rouba dos orçamentos de educação pública, saúde e segurança pública. Mas, acima de tudo, ele disse: “A corrupção rouba a esperança e o futuro de um povo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário