domingo, 21 de agosto de 2016

Um brasileiro é roubado por dia durante viagem à Flórida, nos EUA

Edição do dia 26/09/2014
26/09/2014 08h41 - Atualizado em 26/09/2014 08h41

De acordo com o Consulado do Brasil, no ano passado, foram 224 furtos a turistas brasileiros na Flórida. Só neste ano, já foram 223.

A viagem aos parques temáticos da Flórida, nos Estados Unidos, tem terminado mal para muita gente. Pelo menos um brasileiro, é roubado por dia, de acordo com os números do Consulado do Brasil.
Os turistas têm as malas reviradas dentro dos hotéis e também não adianta deixar as compras no carro porque também estão arrombando carros.
Em Brasília, as agências de viagem emitiram um alerta. Número de roubos, este ano, já é maior do que o ano passado inteiro.
Atenção para os turistas: os ladrões sabem identificar quando o carro é alugado. Turista vai para o shopping, compra presentes, deixa tudo no carro e sai para um passeio. Quando volta, o carro foi arrombado.
De acordo com o Consulado brasileiro, no ano passado, foram 224 furtos a turistas brasileiros na Flórida. Só neste ano, já foram 223. Por causa do aumento, as agências de viagens fazem reuniões para orientar os viajantes.
Era para ser a viagem dos sonhos. Comemorar um ano de casamento nos parques temáticos de Orlando, na Flórida. Nathalya e Igor viajaram este mês, mas não podiam imaginar que seriam roubados dentro do hotel.
“A gente abriu a porta, acendeu a luz e vimos tudo revirado. As malas abertas, os zíperes quebrados, os cadeados arrombados e tudo nosso espalhado pelo chão. Nossas roupas, nossas peças intimas, tudo. Estava uma zona, o quarto parecia que tinha passado um furacão”, diz Nathalya Godoy, advogada.
Além da máquina com as fotos da parte boa da viagem, os ladrões levaram roupas, sapatos, relógios. Um prejuízo.
“A gente estima que está em torno de US$ 3,5 mil de prejuízo material, de bens que foram levados”, afirma Igor Godoy, advogado.
História bem parecida com a das amigas de São Paulo que voltaram há dez dias da Flórida, onde viveram um pesadelo. Depois de passar o dia no parque, elas encontraram o quarto do hotel revirado. Roupas, presentes, dinheiro e até os passaportes. Foi tudo levado.
“Até então, a gente estava achando tudo maravilhoso, era coisa de outro mundo e dar de cara com aquilo foi um choque para nós quatro. Ainda está sendo”, lembra Beatriz da Silva Pio, enfermeira.
Apesar da falha na segurança, o hotel, não ajudou muito. “A única ajuda que ofereceram para gente foi US$ 100, para a gente ir até Miami, para ir no consulado pegar uma autorização para voltar para o Brasil”, diz Adriana Bacelar, técnica em enfermagem.
De acordo com o Consulado do Brasil em Miami, no ano passado, foram 224 furtos a turistas brasileiros no estado da Flórida. Este ano, até agora, já são 223.
Por causa desse aumento no número de furtos a brasileiros, principalmente nos Estados Unidos, algumas agências de viagens estão preparando kits com orientações ou fazem até reuniões com os clientes para dar dicas e lembrar que alguns cuidados na área de segurança têm que ser tomados em qualquer lugar do mundo.
Antes de fazer a reserva é importante checar, em sites de viagem, se o hotel já teve algum tipo de roubo. Perguntar se tem cofre no quarto e também na recepção, que deve ser o escolhido por quem tiver grande quantia em dinheiro ou joias. Nunca deixar o passaporte ou cartões de crédito no quarto.
Dono de uma agência que organiza viagens para os Estados Unidos há 20 anos, Ivan Nascimento diz que é importante ter cadeado nas malas, cópia do passaporte e telefones de contato para emergências como o do Consulado do Brasil.
“Os cuidados que você vai ter em Orlando, em Nova York, em Miami, são os cuidados que você tem em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte, em Porto Alegre, que são grandes centros, com volume muito grande de pessoas, então isso gera a possibilidade daquelas, os amigos do outro, estarem utilizando essa situação”, diz Ivan Nascimento, dono de agência.
Em nota o Consulado-Geral do Brasil, em Miami, considera o número de furtos até pequeno se comparado ao número de brasileiros que visitam a Flórida: 1,7 milhão, no ano passado. Mas reforça que o turista não deve descuidar da segurança.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário