sexta-feira, 3 de junho de 2016

Paes entrega no domingo menos de um quinto do VLT que foi prometido por JULIANA DAL PIVA 03.06.2016 | 18H06

No próximo domingo (5), a prefeitura do Rio de Janeiro vai inaugurar o primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da cidade. O contrato para construção desse meio de transporte foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes com um consórcio composto por seis empresas há três anos, em uma cerimônia que contou com a presença da presidente da República afastada, Dilma Rousseff.
Em 2013, na ocasião do lançamento do projeto orçado em R$ 1,164 bilhão (R$ 532 milhões do governo federal e R$ 632 milhões do município), a prefeitura destacou que o VLT conectaria a Região Portuária, o centro financeiro da cidade e o Aeroporto Santos Dumont. Estavam previstas, segundo o site da própria prefeitura“seis linhas com 42 paradas (quatro delas em estações na Rodoviária, Central do Brasil, Barcas e aeroporto) distribuídas por 28 km de vias.” Todo o VLT estaria“concluído” até o fim do primeiro semestre de 2016.
Em 2014, ao apresentar o protótipo do VLT em novo evento público, a prefeitura divulgou um mapa ainda mais amplo, que mostrava um trajeto composto por 44 paradas, e não mais por 42. 
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Na inauguração prevista para ocorrer no próximo domingo, serão entregues à população somente oito paradas. Esses pontos representam 18% do total prometido em 2014 e que deveria ter ficado pronto até o fim deste semestre.
Até o fim do mês a prefeitura promete ter em funcionamento um total de uma estação (onde será possível comprar passagens) e 18 paradas. Esses 19 pontos representam 43% do que foi prometido há dois anos.
Confira abaixo a imagem do traçado original (divulgado em 2014) e aqui uma versão amplificada dele:
mapa-vlt

Na imagem a seguir, que mostra o traçado final do projeto, é possível identificar que 14 paradas prometidas em 2014 deixaram de existir desde então. São elas: Nabuco de Freitas, Barão de Mauá, Garcia Pires,  Buenos Aires, Antonio Lage, Sousa e Silva, Barão de Tefé, América, Duque de Caxias, Campo de Santana, Carioca (na rua da Carioca), Carmo, Misericórdia e Rivadávia Correa.
Constata-se que outras sete paradas mudaram de nome, e que uma foi criada: a Antônio Carlos.
mapa abaixo (do projeto final) foi fornecido à Lupa pela Secretaria Municipal de Transportes:
VLTARRUMADO
A partir de domingo, quando o prefeito Eduardo Paes inaugurar o que chama de Etapa 1 do VLT ao lado do presidente da República em exercício, Michel Temer, o trecho que aparece em azul escuro na imagem abaixo entrará em funcionamento. A segunda parte, que aparece pontilhada de vermelho, deverá ser aberta paulatinamente, semana a semana, até o fim de junho.
Veja versão ampliada da imagem abaixo:
Mapa-VLT-primeira-fase
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Transportes do Rio, o projeto todo só deverá estar pronto em 2017. Quando isso ocorrer, o VLT terá um total de três estações (onde se compra passagem) e 28 paradas. Mas esses 31 pontos também estarão abaixo da promessa feita pela prefeitura em 2014. Representará apenas 70% das 44 paradas anunciadas. Ainda assim, o VLT carioca terá, ao todo, 28 quilômetros de extensão, conforme previsto no projeto original.
AS ETAPAS
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes do Rio, até o fim de 2016, será inaugurada a Etapa 2, que conectará a parada Vila Olímpica, a Central do Brasil com a Praça XV (Barcas) e a Gamboa com a Parada dos Navios.
No ano que vem, outras quatro paradas serão abertas, ligando a Central à Candelária e São Diogo – Praia Formosa.
O novo cronograma difere, portanto, do que foi prometido. No anúncio do VLT, a prefeitura informou que a construção do trecho Vila Olímpica – Santo Cristo – Praça Mauá – Cinelândia teria como prazo para conclusão o segundo semestre de 2015. O trecho Central – Praça XV, Santo Cristo – Central – Candelária, América – Vila Olímpica e Praça XV– Santos Dumont só seria concluído no primeiro semestre de 2016.
Do orçamento de R$ 1,164 bilhão, a prefeitura informou à Lupaque gastou até o momento  R$ 1,157 bilhão.
O QUE DIZ A PREFEITURA
Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes do Rio disse que o conceito de linhas do VLT foi substituído pelo de serviço. Sobre a redução do número de paradas de 42 para 31, a SMTR informou que a mudança “se deu após conclusão do projeto executivo, que levou à configuração atual mantendo distância média entre as estações de 400 metros e intervalos de 3 a 15 minutos”.
A secretaria informou ainda que não houve atraso no início da obra. “As intervenções começaram mesmo antes com a execução do Túnel Ferroviário sob o Morro da Providência e da preparação das calhas do eixo de passagem do VLT na implantação das vias do Porto Maravilha. Houve impacto sobre o cronograma em alguns trechos porque a concentração do eixo de passagem do sistema no Centro Histórico do Rio de Janeiro, área de prospecção e pesquisa arqueológica obrigatória, gerou tempo maior que o previsto até a liberação desses trechos para as obras” diz a nota.
Segundo a SMTR, na primeira fase de operações, os trens farão o transporte de passageiros entre 12h e 15h. Até os Jogos Olímpicos, o VLT deve funcionar diariamente das 6h à meia-noite. No período de adaptação do novo sistema não haverá cobrança de tarifa e agentes da concessionária darão explicações aos passageiros sobre trajetos e procedimentos no novo transporte.

O consórcio Carioca reúne as empresas Actua – CCR (24,4375%), Invepar (24,4375%), OTP – Odebrecht Transportes (24,4375%), Riopar Participações, sócia do Grupo CCR na CCR Barcas (24,4375%), Benito Roggio Transporte (2%) e RATP do Brasil Operações (0,25%), que serão responsáveis pelas obras de implantação, compra dos trens e sistemas, operação e manutenção do VLT por um período de 25 anos.

Das 44 paradas prometidas em 2014, 27 ficarão prontas até o fim do ano, quatro, em 2017. Outras 13 desapareceram do projeto

Prometidas em 2014 para entrega até junho de 2016
No domingo
Até agosto
Até dezembro
Em 2017
Santos Dumont
Misericórdia
Barcas/ Pça XV
Carmo
Rio Branco/Colombo
Rua da Carioca
Pça Tiradentes
Campo de Santana
Saara
D. de Caxias
Central
América
Nabuco de Freitas
São Diogo
Barão de Mauá
Praia Formosa
Garcia Pires
Cinelândia
Almirante Barroso/Carioca
Sete de Setembro
Buenos Aires
Candelária
Sta. Rita
Camerino
Itamaraty
Vila Olímpica
Pereira Reis
Gamboa
Pedro Ernesto/ Providência
Harmonia
Antonio Laje
Sousa e Silva
Barão de Tefé
São Bento
Pça Mauá/ Parada dos Museus
Rodr. Alves/ Parada dos Navios
Silvino Montenegro/ Utopia
Rivadavia Correia
Cidade do Samba
Santo Cristo
Equador
Cordeiro da Graça
Novo Rio 1
Novo Rio 2
Antonio Carlos
Fonte: Secretaria Municipal de Transporte - Arte: Agência Lupa

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