Ismail Abdul Jabbar Al-Brazili é o responsável por tentar conseguir seguidores do grupo terrorista no país
A cada dia aumentam os indícios de que o Estado Islâmico tenta aumentar sua presença no Brasil. O mais recente capítulo dessa preocupante história atende pelo nome de Ismail Abdul Jabbar Al-Brazili — conhecido como “O Brasileiro”. Ele, segundo reportagem da revista Veja, seria o recrutador do grupo terrorista em solo brasileiro.
Há menos de uma semana, descobriu-se que o Estado Islâmico mantém um grupo em língua portuguesa no aplicativo Telegram. No canal, são divulgadas propagadas ideológicas do grupo, que envolvem materiais jihadistas e de apologia à retórica religiosa radical.
Al-Brazili é um dos responsáveis por abastecer o canal de bate-papo. De acordo com a revista portuguesaSábado, o terrorista é monitorado de perto pelos órgãos de inteligência brasileiro e internacionais, que colaboram com a segurança dos Jogos Olímpicos.
Na reportagem, Veja relata que Al-Brazili mantém perfis ativos nas redes sociais, nos quais tenta recrutar jovens brasileiros para a causa do Estados Islâmico.
Até o momento, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) tem dito que monitora de perto a ação de possíveis integrantes do grupo terrorista no Brasil. A agência agora tem demonstrado preocupação com os chamados “lobos solitários”. Radicais que agem sozinhos e são mais difíceis de rastrear.
Um exemplo recente de “lobo solitário” é Omar Mateen, que matou mais de 50 pessoas em um ataque à boate LGBT Pulse, em Orlando, nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário