segunda-feira, 8 de junho de 2015

Primeiras imagens revelam Windows 10 Mobile em um tablet ARM de 10 polegadas

Microsoft começou a disponibilizar há algum tempo as compilações prévias do Windows 10 e do Windows 10 Mobile para membros do programa Insiders, fazendo com que milhões de pessoas ao redor do mundo pudessem usufruir das novidades e gerar comentários em canais de feedback como o UserVoice.
Até o momento, contudo, não foram revelados muitos detalhes sobre o uso de algum dos sistemas em tablets que utilizem um processador de arquitetura ARM, sendo dito apenas que alguns problemas estavam sendo encontrados e que a instalação não era recomendada por faltarem drivers compatíveis. Vale notar, contudo, que a companhia afirmou durante as suas apresentações que a plataforma para dispositivos móveis era voltada apenas para smartphones e tablets menores do que 8 polegadas, o que parece não ser o caso de acordo com as imagens liberadas pelo blog ITHome.
O dispositivo exibido nas imagens possui uma tela de 10 polegadas com resolução Full HD e chipset Rockchip RK3288, baseado em arquitetura ARM Cortex-A17 com um clock máximo de 1,8GHz, além de 1,5GB de RAM. Com isso, pode ser que a Microsoft tenha mudado de ideia e decida levar o Windows 10 Mobile para todos os tablets que possuam um processador com tal arquitetura.
Isto seria bastante útil para evitar que incompatibilidades fossem vistas quando usuários mais convencionais tentassem executar programas Win32 nestes aparelhos, algo que certamente aconteceria caso eles utilizassem a versão completa do Windows 10. Por outro lado, isto mostra que a Microsoft não conseguiu resolver os problemas encontrados ao tentar portar a edição para desktops em dispositivos com um processador que não fosse do tipo x86, fazendo assim com que estes modelos recebam apenas uma edição "capada" do sistema, basicamente como ocorreu com o Windows 8.1 RT.
Tablet com processador ARM e Windows 10 Mobile teve imagens vazadas pelo ITHome
Com isso, pode ser que compradores de dispositivos como o Surface RT, Lumia 2520, e outros modelos com esta versão do sistema tenham alguma esperança de atualização no futuro, já que eles seriam completamente capazes de rodar o Windows 10 Mobile, de acordo com as imagens acima.
Vale destacar que as imagens também podem ter sido adulteradas, ou então alguém ter realizado algum tipo de hack para instalar esta versão da plataforma no tablet, algo que não é tão incomum de encontrarmos em fóruns avançados como o XDA Developers. Ainda assim, devemos esperar por um comunicado oficial da Microsoft para sabermos o que realmente será feito com os aparelhos que atualmente rodam o Windows 8.1 e utilizam um processador ARM, já que seria um baque e tanto para os usuários serem levados à uma versão para dispositivos móveis após o update.

Nenhum comentário:

Postar um comentário